GESTALT

Páginas: 3 (503 palavras) Publicado: 24 de outubro de 2013







FACULDADES NORDESTE E DEVRY BRASIL


CONSTRUÇÃO DE EDIFICIOS










MARIA REGIANE ROCHA
JUCILEUTON PEREIRA DE SOUSA
FABIANA JANUÁRIO









GESTALTJANELA DA ALMA - DOCUMENTÁRIO









Fortaleza, 2013


INTRODUÇÃO:

A Psicologia da Gestalt é uma tendência teórica mais coerentes e coesas da história da Psicologia. Seus articuladoresse preocuparam em construir não só uma teoria consistente, mas também uma base metodológica forte que garantisse a consistência teórica.
A Gestalt entende que é de suma importância a disposição emque são apresentados à percepção dos elementos unitários que compõem o todo. Uma de suas formulações bastante conhecidas é a de que “o todo é diferente da soma das partes”. Ou seja, a percepção quetemos de um todo não é o resultado de um processo de simples adição das partes que compõem.
A indissociabilidade da parte em relação ao todo permite que quando vemos o fragmento de um objeto ocorra umatendência à restauração do equilíbrio da forma, proporcionando assim o entendimento do que foi percebido.
Esse fenômeno perceptivo é norteado pela busca de fechamento, simetria e regularidade dospontos que compõem uma figura (objeto).
Veremos no documentário “Janela da alma” casos e exemplos que abordam essa psicologia e seremos capazes de entender que nem sempre as situações vividas por nósapresentam-se de forma clara que permitam uma compreensão imediata. Essas situações dificultam a aprendizagem por não permitirem uma definição, impedindo a relação parte-todo.









Odocumentário traz depoimentos de dezenove personalidades que apresentam problemas visuais, que vão da simples miopia à cegueira total. Eles revelam no documentário Janela da Alma, suas percepções do mundo.O primeiro depoimento é do músico Hermeto Pascoal, ele relata que não consegue fixar seu olhar em um único objeto. Ele acredita que sua vista é mais rica porque enxerga mais.
Já para o escritor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gestalt
  • Gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • gestalt
  • Gestalt
  • gestalt
  • Gestalt

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!