Gestalt e humanismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestalt

Gestalt, muita gente acha que é o sobrenome de algum psicólogo que teria fundado o movimento. Na verdade, é uma palavra de origem germânica que significa “forma” ou “figura”. Outros nomespra psicologia da Gestalt são “Gestaltismo”, “psicologia da forma” ou simplesmente “Gestalt“.
O conceito de Gestalt foi primeiro introduzido na filosofia e psicologia contemporânea por Christian vonEhrenfels, mas o verdadeiro pai da Gestalt foi Max Wertheimer, cujo trabalho surgiu como resposta ao estruturalismo de Wilhelm Wundt.
No entanto, Wertheimer não foi o único responsável pelosurgimento do Gestaltismo. O desenvolvimento desta área da psicologia foi fortemente influenciada por outros grandes pensadores, como Immanuel Kant, Ernst Mach e Johann Wolfgang von Goethe.
Segundo a Gestalt,existem quatro princípios a ter em conta para a percepção de objectos e formas: a tendência à estruturação, asegregação figura-fundo, a pregnância ou boa forma e a constância perceptiva.
Outrosconceitos dessa teoria são supersoma e transponibilidade. Supersoma refere-se a idéia de que não se pode ter conhecimento de um todo por meio de suas partes, pois o todo é maior que a soma de suas partes:"(…) "A+B" não é simplesmente "(A+B)", mas sim um terceiro elemento "C", que possui características próprias".Já segundo o conceito da transponibilidade, independentemente dos elementos que compõemdeterminado objeto, a forma se sobressai. "(…) uma cadeira é uma cadeira, seja ela feita de plástico, metal, madeira ou qualquer outra matéria-prima."
As leis básicas da gestalt são 7:
 Semelhança Proximidade
 Continuidade
 Pregnância
 Fechamento
 Unidade













Humanismo

Em 1962 foi fundada a AHP (American Association for Humanistic Psychology), AssociaçãoAmericana de Psicologia Humanista, que se tornou a força impulsionadora do movimento. Filosoficamente baseia-se a psicologia humanista sobretudo no humanismo, noexistencialismo (Jean-Paul Sartre, Martin...
tracking img