Gest o democr tica fICHAMENTO DE TEXTOS 4

2441 palavras 10 páginas
FACULDADES INTEGRADAS DE TAQUARA – FACCAT

Pós-graduação em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino
Disciplina: Gestão da Escola Básica
Professora: Raquel Caetano
Acadêmica: Cassiane Barboza

FICHAMENTO DE TEXTOS

1.Título do texto: Gestão democrática na e da educação: concepções e vivências
Autor(a): Isabel Letícia Pedroso de Medeiros, Maria Beatriz Luce

Excertos destacados
Conteúdo
Comentários acerca das ideias selecionadas
a) “É, portanto, no bojo a ampla luta pela democracia que se formula, entre nós, a noção de gestão democrática da educação, compreendendo a gestão democrática na educação” (p.15).
Gestão democrática e democracia.
Os avanços em relação ao pensar da educação ocorrem também num momento histórico de reivindicação de direitos, de democracia. A educação faz parte desse meio, que reclama por maior justiça, em linhas gerais, por vida mais digna.
b) “Todos os níveis de participação devem estar presentes nos processos democráticos, pois não basta fazer parte (...) mas avançar para a apropriação das informações, a plena atuação nas deliberações, das mais simples às mais importantes, exercendo o controle e a avaliação sobre o processo de planejamento e execução” (p.17).
Participação e democracia.
Fazer-se democrático é, primeiramente pensar democrático. É também participar de forma ativa de qualquer que seja a situação ou processo, seja como cidadão, morador de um determinado local, gestor de escola, professor... É ter consciência que, independente do papel exercido, é preciso pensar coletivamente, no outro, no que é certo e errado.
c) “...a necessidade da participação de todos, pais e estudantes, e não só da direção (...) evitando assim a supremacia dos interesses corporativos aos interesses educacionais coletivos; e a necessidade de recursos públicos suficientes para a manutenção das escolas...” (p. 20)
Participação de todos na escola, recursos financeiros destinados à educação.
Duas necessidades, ao meu ver, distintas, mas imprescindíveis para uma

Relacionados