INCIDENTE EM ANTARES contraponto entre livro e miniss rie

7325 palavras 30 páginas
INCIDENTE EM ANTARES:
TRANSPOSIÇÃO DA NARRATIVA LITERÁRIA À TELEVISIVA

Cassiane Barboza1

RESUMO
O trabalho propõe-se à análise comparativa entre o texto televisivo e o literário que lhe deu origem, demonstrando, através do estudo das linguagens e dos recursos de que dispõem cada forma de representação, que ambos instituem, esteticamente, seus mundos ficcionais. Para tanto, são revisadas características teóricas inerentes a cada linguagem, bem como os principais aspectos teóricos que envolvem a narrativa, elo de aproximação entre os textos. A base teórica servirá de apoio para a abordagem analítica do romance Incidente em Antares, do escritor Erico Verissimo, e da narrativa televisiva igualmente intitulada, adaptada por Paulo José e sua equipe televisiva.
Palavras-chave: Adaptação Literária – Literatura e Minissérie Televisiva – Linguagens Literária e Televisiva

INTRODUÇÃO

Nestes tempos contemporâneos, caracterizados por inúmeras possibilidades e dissonâncias, surgem novas manifestações culturais, devido, em parte, às inovações tecnológicas. Entre essas novas formas culturais, destaca-se a narrativa televisiva que, apesar das múltiplas possibilidades de criação, recorre à literatura como conteúdo expressivo, resultando na transposição do texto literário para a televisão.
Ao buscar matéria de constituição em obras literárias, essa forma televisiva possui o intuito de utilizar-se do reconhecido valor cultural da literatura para, dessa maneira, atrair mais telespectadores, perpetuando-se, assim, como produto da indústria cultural da era atual.
No entanto, “pensar a literatura nos tempos de hoje é, também, pensar as formas que ela assume na cultura contemporânea” (AMADEO, 1999, P.9). E, sob essa perspectiva, a narrativa televisiva com base na literatura pode adulterá-la, desvalorizá-la, como também, favorecê-la e até, difundi-la. Certo é que a consideram (porque a escolheram) e, por isso mesmo, merece ser analisada.
Tanto a Literatura quanto a minissérie são

Relacionados