Gesso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Definição:
Antigamente, o gesso era muito usado como material de construção, aplicado em paredes interiores de algumas pirâmides egípcias e utilizado na arquitetura muçulmana. No período românico, foi utilizado na elaboração de afrescos para decoração de igrejas e capelas e outra possibilidade do emprego desse material para trabalhos artísticos é usar o gesso-cré,carbonato de cálcio artificialmente preparado, como cola ou fundo para pintura a óleo e têmpera, o que permite obter uma cor branca brilhante.
Hoje, é um material aglomerante muito utilizado ainda na construção civil devido às suas propriedades e características bastante interessantes. Pode-se citar a alta durabilidade, densidade aparente baixa, endurecimento rápido, quepermite a produção de componentes sem tratamento de aceleração de endurecimento, aplicação numa só camada, pouca retração e mantem equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas, devido à sua facilidade em absorver água.
Outras vantagens desse material é que é preciso somente de uma semana para que a superfície esteja pronta para lixamento e pintura enquanto que o revestimentoconvencional necessita de 40 dias, a sua plasticidade e sua maleabilidade da pasta fresca fazem da argamassa deste ligante um bom material para a execução de pormenores decorativos, é um bom isolante térmico e acústico devido ao fato de ter uma baixa condutividade térmica e um elevado coeficiente de absorção acústica, serve como barreira corta- fogo e ainda tem a característica de libertar água quandoexposto ao calor do fogo. Contudo, a sua fraca resistência quando posto em contacto com água, faz do gesso um mau material para ser utilizado em exteriores.
Observa-se um crescimento anual da ordem de 20 a 30% no consumo do país, a expectativa é de que a partir da apreciação e divulgação, o material possa ser amplamente empregado pelas construtoras. O consumo per capita do gesso noBrasil não ultrapassa 3 quilos por pessoa ao ano onde o maior polo gesseiro é Pernambuco, enquanto na Europa é de 80 quilos, nos Estados Unidos 86 quilos e no Japão 75 quilos.

Fabricação
É um aglomerante de pega rápida, obtido pela desidratação total ou parcial do mineral chamado gipsita, seguido de moagem e seleção em frações granulométricas em conformidade comsua utilização. A gipsita é constituída de sulfato de cálcio mais ou menos impuro, hidratado com duas moléculas de água( CaSO4 + 2H2O). As rochas são extraídas das jazidas, britadas, trituradas, queimadas em fornos pelo processo de calcinação. Uma vez calcinado, o material é moído formando o característico pó branco que é comercializado. Esse material é de baixo consumo energético e a temperaturanão ultrapassa de 300 graus Celsius.
Os ensaios utilizados após a fabricação do gesso para verificar a qualidade do produto são: proporção água-pó, tempo de pega, expansão de pega, resistência à compressão, resistência à abrasão, resistência à flexão, coeficiente de rendimento, granulometria, massa unitária, umidade, CaO e SO3 . Os ensaios utilizados para verificar a qualidade dasplacas de gesso são: peso, medida dos lados, medida da diagonal, empenamento, espessuras, largura do reforço lateral, folga nos encaixes, massa específica, resistência a flexão e resistência do elemento de fixação.

Utilização
O gesso pode ser aplicado de inúmeras formas. Algumas delas são: sanca, moldura, barrado, rodapé, rebaixamento de teto, drywall, gesso cartonado, forro, emforma de revestimento de paredes de alvenaria, como material para construção das divisórias internas dos imóveis e como contorno em volta de batentes de portas e janelas. Também pode ser aplicado direto na parede de bloco de tijolo sem as etapas do chapisco, reboco, massa fina e massa corrida.
Pode ser utilizado como piso protetor de porcelanatos granitos e outros pisos...
tracking img