Gessel, piaget e wigotisky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3261 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade discorrer sobre a teoria de Jean Piaget e Arnold Gessel, como indicação do docente da disciplina de Fundamentos Metodológicos da Educação Infantil, já num segundo momento apresentamos a teoria de Levi Vygotsky, escolhida pelo grupo.
Aqui também apresentamos a experiência profissional de cada componente do grupo, bem como suas expectativas:Karen Cristina Adami: graduada em Letras e pós-graduada em Metodologias em Língua Portuguesa, atuando como professora do Ensino Fundamental durante seis anos, há dois anos lecionando no 1º ano das séries inicias, em escola do ensino fundamental de tempo integral. No momento minha expectativa é a conclusão da faculdade de Pedagogia, para o meu aperfeiçoamento e melhoria do meu ensino dentro da sala deaula.
Juliana Carvalho Lopes professora formada no CEFAM em 1993, graduada em Geografia com especialização em direção e supervisão escolar. Sou professora da rede Municipal de Leme/SP desde o ano de 1996. Atuei em sala de aula até o ano de 2004, depois realizei o processo seletivo para professor Coordenador Pedagógico, onde permaneci até setembro de 2010, sendo depois nomeada a Diretora deCreche. Pretendo concluir o curso, aprimorando meus conhecimento e prestar o concurso de Diretor de Escola.
Mariana Baldin Scherma: graduada em Letras e pós- graduada em Psicopedagogia, professora do Ensino Fundamental durante sete anos e há dois anos, afastada da sala de aula, atuando na função de Professora Coordenadora Pedagógica, em escola do ensino fundamental de tempo integral, educaçãoinfantil e creche. Tenho como expectativa, concluir a faculdade de Pedagogia, para aperfeiçoar minha prática no âmbito educacional, além de prestar concurso para direção escolar.

TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO
Jean Piaget foi um psicólogo suíço que pode ser chamado de interacionista, ou seja, sua teoria declara que o desenvolvimento intelectual é resultado de um intercâmbio dinâmico e ativo entre umacriança e seu ambiente.
Assim, em sua teoria, procura explicar como o individuo, desde o seu nascimento até sua fase adulta, constrói o conhecimento.
O homem, dotado de estruturas biológicas, herda uma forma de funcionamento intelectual, ou seja, uma maneira de interagir com o ambiente que o leva a construção de um conjunto de significados. A interação desse sujeito com o ambiente permitirá aorganização desses significados em estruturas cognitivas. Durante a vida, serão vários os modos de organização dos significados, marcando, assim, diferentes estágios do desenvolvimento. A cada estagio corresponder um tipo de estrutura cognitiva que permitirá formas diferentes de interação como meio. São as diferentes estruturas cognitivas que permitem prever o que se pode conhecer naquele momento daevolução.
Piaget utilizou, para a construção de suas idéias, o modelo biológico: o homem é guiado pala busca do equilíbrio entre as necessidades biológicas fundamentais de sobrevivência e as agressões ou restrições colocadas pelo meio para a satisfação destas necessidades. Nesta relação, a organização- enquanto capacidade do indivíduo de condutas seletivas- é o mecanismo que permite ao homem tercondutas eficientes para atender às suas necessidades, isto é, à sua demanda de adaptação.
A adaptação que envolve a assimilação e a acomodação numa relação indissociável- é o mecanismo que permite ao homem não só transformar os elementos assimilados, tornando-os parte da estrutura do organismo, como possibilitar o ajuste e a acomodação deste organismo aos elementos incorporados.
Nestesentido, a inteligência é uma adaptação- é assimilação, pois incorpora dados da experiência do individuo e, ao mesmo tempo, acomodação, uma vez que o sujeito modifica suas estruturas mentais para incorporar os novos elementos da experiência.
O desenvolvimento intelectual resulta da construção de um equilíbrio progressivo entre assimilação e acomodação, o que propicia o aparecimento de novas estruturas...
tracking img