Germinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Ciências Sociais
HESP II


O filme Germinal produzido em 1993 trata das relações sociais focando na vida de famílias de trabalhadores durante aRevolução industrial na França durante o séc.XIX mostrando os conflitos e a busca da uma vida melhor para a classe operaria. O foco do filme se da em torno de uma família de trabalhadores de minas decarvão que vivem em extrema pobreza. O chefe dessa família, que trabalha na mina desde os 8 anos,acaba se influenciando pelas ideias de um novo trabalhador recém-chegado na cidade que visto a grandeexploração exercida e pouca melhoria recebida aos operários percebe que eles devem reagir,lutar por melhorias salariais e de saúde.
No início do filme somos apresentados ao cotidiano e ao ritmo detrabalho nas minas onde os operários correm extremo perigo embaixo da terra como desabamentos ou desidratação e estão expostos a intoxicação recorrente. Com a chegada desse personagem que aparecebuscando emprego por ele não ser da vila aonde as famílias que trabalham nessas minas vivem, ele observa a exploração constante e motivado por suas ideias revolucionarias propõe aos demais a união em prolde melhorias.Ele estimula os outros a realizar um fundo de reserva com o intuito de iniciar uma greve.Num certo momento do filme um grupo de trabalhadores vai cobrar as reinvidicações da greve na casado burguês dono da mina não obtendo sucesso.
Observa-se o contraste de situações presentes na história entre os patrões (burgueses) o os empregados (trabalhadores) no momento em que é realizadoum jantar de noivado arranjado em que observa-se comida farta, alegria e tranquilidade entre os burgueses em contraste com a vida dos camponeses do vilarejo que economizam a comida e o dinheiro deforma assustadora.
A situação se agrava quando os trabalhadores do vilarejo ainda em greve descobrem que a companhia contratou trabalhadores da Bélgica e ficam ameaçados de demissão caso a greve...
tracking img