Germinal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução : As causas da Segunda Guerra Mundial
Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito quese iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia.
Um dos mais importantes motivos foi o surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários com fortes objetivosmilitaristas e expansionistas. Na Alemanha surgiu o nazismo, liderado por Hitler e que pretendia expandir o território Alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes,  inclusive reconquistando territóriosperdidos na Primeira Guerra. Na Itália estava crescendo o Partido Fascista, liderado por Benito Mussolini, que se tornou o Duce da Itália, com poderes sem limites.
Tanto a Itália quanto a Alemanhapassavam por uma grave crise econômica no início da década de 1930, com milhões de cidadãos sem emprego. Uma das soluções tomadas pelos governos fascistas destes países foi a industrialização,principalmente na criação de indústrias de armamentos e equipamentos bélicos (aviões de guerra, navios, tanques etc).
Na Ásia, o Japão também possuía fortes desejos de expandir seus domínios para territóriosvizinhos e ilhas da região. Estes três países, com objetivos expansionistas, uniram-se e formaram o Eixo. Um acordo com fortes características militares e com planos de conquistas elaborados em comumacordo.

A primeira fase (1939-1942) foi marcada por uma rápida expansão territorial dos países do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Nessa fase, os alemães realizaram a chamada ‘Guerra Relâmpago’,achando a Europa e outras partes do mundo desprevenidas. Aproveitando-se da situação, Hitler realizou rápidos e simultâneos ataques, utilizando armas de longo alcance, tanques e a Força Aérea Alemã(Lufwaffe).
Em apenas três semanas de guerra, a Polônia foi dominada e repartida pelos alemães. A parte ocidental do território polonês ficou sob domínio nazista; e a parte oriental foi controlada...
tracking img