Gerenciamento doo cuidado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2196 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pode-se definir a gestão do cuidado em saúde como o provimento ou a disponibilização das tecnologias de saúde, de acordo com as necessidades singulares de cada pessoa, em diferentes momentos de sua vida, visando seu bem-estar, segurança e autonomia para seguir com uma vida produtiva e feliz (BRASIL, 2006).
  A gestão do cuidado em saúde se realiza em múltiplas dimensões que, imanentes entre si,apresentam, todas e cada uma delas, uma especificidade que pode ser conhecida para fins de reflexão, pesquisa e intervenção. A gestão do cuidado em saúde pode ser realizada em cinco dimensões: individual, familiar, profissional, organizacional, sistêmica e societária (CARVALHO, 2007).
Segundo Carvalho (2007) a dimensão individual da gestão do cuidado em saúde é o "cuidar de si", no sentido deque cada um de nós pode ou tem a potência de produzir um modo singular de "andar a vida", fazendo escolhas, "fazendo da vida uma obra de arte”.
Já a dimensão familiar da gestão do cuidado é aquela que assume importâncias diferentes em momentos diferentes da vida das pessoas. Trata-se de uma dimensão da gestão do cuidado localizada no mundo da vida, isto é, tem, como seus atores privilegiados:pessoas da família, os amigos e os vizinhos. Dizer isso não é imaginar um mundo sem dificuldades e contradições, é lembrar as relações conflituosas que se apresentam nesse campo, em particular aquelas entre cuidadores e cuidados, como consequência da complexidade dos laços familiares, da sobrecarga de trabalho para os cuidadores, das exigências permanentes para a realização do cuidado (Carvalho, 2007).A dimensão profissional do cuidado é aquela que se dá no encontro entre profissionais e os usuários e nucleia o território da micropolítica em saúde. É um encontro "privado", que, na sua forma mais típica, ocorre em espaços protegidos, de modo geral, fora de qualquer olhar externo de controle. Essa dimensão é regida por três elementos principais, que lhe conferem sua maior ou menor capacidade deproduzir o bom cuidado:
a) a competência técnica do profissional no seu núcleo profissional específico, ou seja, a capacidade que tem, por sua experiência e formação, de dar respostas para o (s) problema (s) vivido (s) pelo usuário;
b) a postura ética do profissional, em particular, o modo com que se dispõe a mobilizar tudo o que sabe e tudo o que pode fazer, em suas condições reais detrabalho, para atender, da melhor forma possível, tais necessidades;
c) não menos importante, a sua capacidade de construir vínculo com quem precisa de seus cuidados (CARVALHO, 2007).
Carvalho (2007) Diz que a dimensão organizacional do cuidado é aquela que se realiza nos serviços de saúde, marcada pela divisão técnica e social do trabalho, e evidencia novos elementos, como: o trabalho em equipe, asatividades de coordenação e comunicação, além da função gerencial propriamente dita, assumindo assim centralidade a organização do processo de trabalho, a definição de fluxos e regras de atendimento e a adoção de dispositivos compartilhados por todos os profissionais, tais como: as agendas, protocolos únicos, reuniões de equipe, planejamento, avaliação.
A dimensão sistêmica da gestão docuidado é aquela que trata de construir conexões formais, regulares e regulamentadas entre os serviços de saúde, compondo "redes" ou "linhas" de cuidado, na perspectiva da construção da integralidade do cuidado (CARVALHO, 2007).
Entretanto a dimensão societária da gestão do cuidado em saúde. É a dimensão mais ampla da gestão do cuidado, ou seja, é nela que se aprecia como cada sociedade produz cidadania,direito à vida e acesso a toda forma de consumo que contribua para uma vida melhor é dimensão do encontro da sociedade civil, em sua heterogeneidade, com o Estado, e a disputa de diferentes projetos societários que resultarão em melhores ou piores condições de vida para amplos extratos da população tratando de como, em cada sociedade, se produzem as políticas públicas em geral, e a de saúde em...
tracking img