Gerenciamento do processo de ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1551 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
GESTÃO PROCESSO DE ERGONOMIA

1. FINALIDADE




A ergonomia é uma ciência que estuda a melhor relação entre o homem, equipamentos e o ambiente visando melhorar a eficácia e o conforto do trabalhador, sendo assim a finaliddade desta norma é estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo aproporcionar um máximo de conforto, segurança e
desempenho eficiente. É a ciência

2. ALCANCE

Todas as fábricas e áreas de apoio da J&J Industrial.


3. GLOSSÁRIO

NR-Norma Regulamentadora

CIPA- Comissão Interna de Prevenção de acidentes


EHS- Environmental,Health and Safety– Departamento de Saúde,Segurança e Meio Ambiente


MTE- Ministério do Trabalho e Emprego


CNAE-Classificação Nacional de Atividades Econômicas


SIPATMA- Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Meio Ambiente


LWDC- Lost Work Day Case (Caso de dias de trabalho perdidos)


SIIC – Serious Injury or Illness Case (Ferimentos graves ou em caso de doença)


ETQ- Escorregão, Tropeço e Queda


4. CONSTITUIÇÃO, ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO, TREINAMENTO E PROCESSO ELEITORAL DA CIPAConstituição e organização

O empregador deverá constituir a CIPA, por estabelecimento e mantê-la em regular funcionamento.
Sua composição será de representantes do empregador e dos empregados, e será definida levando em consideração CNAE, n º de empregados e grau de risco, conforme previsto no Quadro I,II e II da NR 5.
O empregador designará seus representantes, titulares e suplentes,enquanto que os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos em escrutínio secreto pelos empregados da empresa.
A Gestão da CIPA terá mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição.
Os representantes dos empregados (eleitos) gozarão de estabilidade de dois anos a contar da data da candidatura.
O empregador indicará o Presidente daCIPA, sendo que o vice-presidente será escolhido pelos representantes dos empregados dentre os titulares.
A posse dos membros da CIPA (eleitos e designados) deverá ser no primeiro dia útil após o término do mandato anterior.
Será indicado, de comum acordo com os membros da CIPA, um secretário e seu substituto, entre os componentes ou não da comissão, sendo neste caso necessária a concordância doempregador.
A documentação referente ao processo eleitoral da CIPA, incluindo as atas de eleição e de posse e o calendário anual das reuniões ordinárias, deve ficar no estabelecimento à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego esta mesma documentação deve ser encaminhada ao Sindicato dos Trabalhadores da categoria, quando solicitada.
Funcionamento
A CIPA terá reuniõesordinárias mensais, de acordo com o calendário previamente estabelecido. As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas toda segunda segunda-feira do mês, este dia será alterado toda fez que coincidir com feriado nacional, seu horário e local serão definidos no calendário, enviado e agendado via Outlook de todos os membros da CIPA.
Será gerada em cada reunião uma ata, a mesma deverá ser assinada portodos presentes e cópias desta deverá ser encaminhada para todos os seus membros.
As atas são registros e devem ficar no estabelecimento à disposição da fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, após o término da gestão serão arquivados por EHS. Deverá ocorrer reuniões extraordinárias toda vez que ocorrer acidentes reportáveis para matriz (LWDC e SIIC).
Todas as decisões da CIPAserão preferencialmente por consenso.
O membro eleito perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa. As justificativas de ausência serão as mesmas consideradas para ausência ao trabalho.
A substituição por suplente obedecerá a ordem de colocação decrescente que consta na ata de eleição, devendo os motivos ser registrados em...
tracking img