gerencia de pessoas - empresa ficticia easytrip.com

493 palavras 2 páginas
Pesquisa no Ensino Superior de História

Profª.Msc. Cleide Maia Cardoso

Uma das características fundamentais que distinguem o Ensino Superior do Ensino Básico é o fluxo de pesquisas em todas as áreas do conhecimento. No Ensino Superior, diferente do Ensino Básico, os alunos convivem com a pesquisa a fim de produzir conhecimentos. A metodologia do ensino é voltada para a pesquisa com o intuito de formar profissionais que sejam não somente rebatedores de saberes, mas construtores e epstemólogos do conhecimento. O Ministério da Educação, as Secretarias estaduais e os conselhos e educação em todo o País vem motivando o perfil do Ensino Superior associado ao empreendimento de pesquisas.

A disciplina de História como especialista do passado se alimenta da pesquisa para manter a construção do conhecimento. Nos cursos Superiores de História, a pesquisa, juntamente a formação docente, é elemento que justifica a grade curricular, o programa das disciplinas e as metodologias.

A grade curricular deve ter uma engenharia que preze por uma quantidade de horas para a pesquisa suficientes para dar oportunidade ao aluno de ter práticas de pesquisa, ou seja, a grade curricular deve ser organizada de tal maneira que a pesquisa atravesse todo o curso de História, de forma que as práticas de investigação e produção sejam inseridas no quotidiano do aluno do curso de História.

O programa das disciplinas deve contemplar a epstmologia dos conteúdos e construir uma visão de conhecimento historicamente datado bem como elaborado e criado segundo versões social e culturalmente dispostas. Só o trabalho com a pesquisa viabilizará a construção dessa visão no metier historiográfico do aluno.

A metodologia das disciplinas deve motivar e incrementar práticas de pesquisa orientando o aluno na aplicação e reflexão de meios de investigação, sistematização e interpretação de dados. Para tanto a

Relacionados