Gerar resultados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Exemplo de Aplicação de Gestão do Conhecimento: Natura

Criada em 1969, hoje a Natura é uma das principais empresas de cosméticos do Brasil. Ela cultiva uma crença de que a educação é à base de um desenvolvimento sustentável. No conceito de negócios da Natura está difundir e disseminar conhecimento.
A Natura trabalha também com o conceito de gestão do conhecimento e acredita queconhecimento é mais do que aquilo que uma pessoa sabe ou do que muitas pessoas sabem. É o que a organização aprendeu a partir a junção de informações internas e externas no decorrer dos anos.
Dentro da Natura a gestão do conhecimento difunde que cada pessoa é responsável por seu próprio aprendizado e estimula o compartilhamento dos conhecimentos individuais.
Os objetivos da Natura na educação corporativa:* Gerar oportunidades de aprendizagem que desenvolvam competências para a
melhoria do desempenho das pessoas e da empresa.
* Apoiar a formação de lideranças, propiciando uma evolução no processo de sucessão da Natura.
* Criar clima de aprendizagem coletiva por meio da expansão das ações educacionais para terceiros, consultoras e familiares de colaboradores.
* Consolidar acultura de excelência nos processos, produtos e serviços.
* Nortear as ações de educação a partir do conceito de Desenvolvimento Sustentável que contempla aspectos econômicos, sociais e ambientais.
* Ser um grande agente catalisador na gestão do conhecimento organizacional.

A Educação Corporativa representa importante componente para a Gestão do Conhecimento, porque ao produzir aprendizadocontínuo, oferece soluções de aprendizagem e compartilhamento do conhecimento para que todos tenham as qualificações necessárias para alcançar os objetivos organizacionais.

2.1 Histórico

A implantação de um Sistema Informatizado na Natura se deu início quando, em 1992 foi implantado o primeiro sistema virtual de informações do país, hoje conhecido como biblioteca virtual, que diferentedos outros sistemas de armazenamento de informações, prima pela busca ágil e inteligente de dados e informações sincronizadas com o contexto dos conceitos, crenças e valores da empresa. Com a sua biblioteca virtual a Natura se lançou a frente de outras empresas que acreditavam que uma coleção de livros e jornais especializados nas suas áreas bastava para suprir as necessidades de atualizações naárea tecnológica e acompanhamento do mercado.
Nesta época da implantação a Natura já percebia um cenário de globalização onde a informação não poderia ser limitada ou armazenada numa sala ou acervo.
Percebe-se que mais importante do que possuir a informação e saber encontrá-la com eficácia e rapidez. Desta maneira foi surgindo à primeira biblioteca virtual do país, na qual o acervo não era físiconem mensurável, mas composto de informações locadas em qualquer lugar. Desde então a Natura possui um acervo único no mundo composto por mais de dez mil produtos cosméticos de abrangência mundial, devidamente registrados e descritos em base de dados.

“Nenhuma empresa pode negligenciar o seu estoque de conhecimento interno. Ao contrário, a palavra de ordem é ampliação do conhecimento, de formaa criar um clima organizacional propício a atualizações, reciclagens, treinamentos específicos e capacitações.”

OBSERVAÇÕES – LEIA ISSO FERNANDA

Uma definição de GC que eu achei muito boa. Vale a pena botar no trabalho? O que vc acha?

GC – Definição: O conceito de gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na empresa, na cabeça das pessoas, nas veiasdos processos e no coração dos departamentos, pertence também à organização. Em contrapartida, todos os colaboradores que contribuem para esse sistema podem usufruir de todo o conhecimento presente na organização.

-- Essa parte faz a ligação entre a GC e a TI.. é muito bom essa parte, tudo a ver com a discuplina! Porém pouco a ver com a minha apresentação! Acho que essa parte tem q entrar, mas...
tracking img