geradoreltrico

384 palavras 2 páginas
Trabalho de Fisica

Tema: o funcionamento de um gerador elétrico
Geradores são aparelhos que fornecem energia durante uma falha de energia elétrica e não há nenhum outro tipo de energia mais viável. Os geradores estão disponíveis em diferentes maneiras (pilhas domésticas, baterias de automóveis e também no interior das grandes usinas geradoras de eletricidade)e para diversas aplicações. O nome gerador elétrico sugere um conceito muito errado pois a energia não é gerada e sim transformada.
Um gerador elétrico transforma a energia mecânica, de movimento,(Energia cinética) obtida de uma fonte externa em energia elétrica como a saída. Porém, o gerador não tem só essa função, ele utiliza uma energia mecânica para que a força do movimento de cargas elétricas sejam levados por um circuito elétrico externo. Este mecanismo é semelhante ao de uma bomba de água, isso gera o fluxo de água, mas não a cria.
Um gerador possui dois pólos, um positivo e outro negativo. Quando ligamos os terminais de um circuito nos pólos do gerador, temos a corrente elétrica. O gerador tem como função levar as cargas elétricas negativas para o pólo negativo da bateria, ou seja, um lugar em que essas cargas nunca chegariam naturalmente. Com isso, elas irão fluir por meio do circuito na direção dos potenciais mais elevados.

As duas extremidades da armadura do gerador se ligam a anéis condutores, onde escovas de carbono se apoiam. A armadura gira e a corrente flui no sentido anti-horário. A escova do anel 1 conduz a corrente para fora da armadura, fazendo que uma lâmpada se acenda; o anel 2 “devolve” a corrente à armadura. Quando a armadura gira no mesmo sentido ao campo magnético, não há geração de corrente. Uma fração de segundos depois, a armadura volta a girar paralelamente ao campo magnético, e a corrente inverte seu sentido: a escova do anel coletor 2 a conduz para fora da armadura e a do anel 1 a devolve à armadura.

Todo motor elétrico que possui imãs pode ser utilizado

Relacionados