Gerador de van de graff

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO:
O assunto em questão terá como principal objetivo esclarecer algumas dúvidas relacionadas ao gerador de van de graaff, criado pelo engenheiro Robert Jemison van de Graaff por volta de 1929, dúvidas essas que surgiram com a realização de experiência realizada em sala de aula. A ideia foi observar ao máximo, levando em consideração os mínimos detalhes do experimento, para que pudesseter um entendimento entre a explicação teórica, obtida em pesquisa, e a realização da prática.
Com o início da experiência, ao ligar o gerador, observamos alguns ruídos e movimentos entre as bolinhas de isopor dentro do recipiente, algumas chegando até a saírem do recipiente, observamos também que ao aumentar a velocidade do gerador gradativamente, consequentemente aumentava o movimento entre asbolinhas. O mesmo acontecendo com os ruídos ao aproximar o bastão do gerador, ou seja, quanto mais próximo o bastão do gerador, maior eram a quantidade de ruídos. O resultado da experiência foi bastante satisfatório, com ele conseguimos esclarecer algumas dúvidas que surgiram durante a realização da experiência. Dúvidas essas que foram esclarecidas com a conclusão do experimento e com pesquisas.Na aula seguinte deu-se continuidade ao experimento usando o gerador de van de graaff, só que dessa vez, usou-se papéis de alumínio, bastão com esfera metálica e uma lâmpada fluorescente. Os resultados foram bastante interessantes.
OBJETIVO:
Realizar experiência e pesquisas sobre o gerador de van de graaff, buscando ficar atentos aos acontecimentos experimentais, relacionando e buscando ummelhor entendimento entre a explicação teórica obtida em pesquisa e aos resultados experimentais.

PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS:
Colocou-se o recipiente de plástico contendo bolinhas de isopor sobre o gerador de van de graaff, fixado com fita durex e logo depois ligou-se o gerador, com isso podemos observar que as bolinhas se movimentavam dentro do recipiente, aumentando o movimento gradativamente deacordo com que era aumentado a velocidade. Logo em seguida com o gerador ainda ligado, usou-se o bastão com esfera metálica e podemos concluir que quanto mais aproximava o bastão do gerador, mais aumentava o movimento entre as bolinhas, algumas chegavam até sair do recipiente. Além dos movimentos também surgiram ruídos como de faíscas, com a aproximação do bastão.
Através dos resultados obtidos,surgiram as seguintes dúvidas, dúvidas essas que foram esclarecidas através de pesquisas:
Por que algumas bolinhas ficaram presas a parede do recipiente?
Isso aconteceu devido a força eletrostática gerada pelo campo elétrico, que fizeram com que as bolinhas ficassem eletrizadas.
Qual seria o comportamento se fosse colocado uma fita dupla face entre o gerador e o recipiente?
Chegamos aconclusão que como a fita dupla face é plástica, e o plástico não é um condutor, o recipiente ficaria totalmente isolado, ficando assim estático a ação do campo elétrico gerado pelo gerador de van de graaff.
Uma terceira dúvida também surgiu, por que quando colocou-se o bastão metálico e o aproximava do gerador algumas bolinhas saíram do copinho?
Concluímos que, com a colocação do bastão no campoelétrico, aumentou-se a intensidade entre as duas extremidades, ou seja, aconteceu um aumento da força eletrostática e como o recipiente não estava totalmente isolado as bolinhas ficaram com carga. Com isso fica claro que quanto menor a distância entre as extremidades, maior é a força eletrostática.
Vamos agora aprofundar um pouco mais os conhecimentos de como funciona internamente o gerador de van degraaff.
No interior do gerador, existe uma correia móvel acoplada a uma roldana de plástico. Quando o motor aciona a roldana de plástico, a correia fricciona a roldana de plástico, transferindo cargas negativas para ela. Enquanto o motor continua acionar a roldana, as cargas negativas na roldana acumulam-se e induzem cargas positivas na escova de metal de forma afiada. O campo elétrico, entre...
tracking img