GERADOR DE VAN DE GRAFF

1049 palavras 5 páginas
1. INTRODUÇÃO
Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática que foi inventada pelo engenheiro estado-unidense descendente de holandeses, Robert Jemison Van de Graaff por volta de 1929. Versões pequenas do gerador de van de graff são frequentemente vistas em demonstrações sobre eletricidade, produzindo o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula, isolado da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem.
O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados na correia são o acrílico ou o PVC. Os roletes são de materiais diferentes, ao menos um deles condutores (como Teflon e alumínio), para que se eletrizem de forma diferente devido ao atrito de rolamento com a correia. O motor gira os roletes, que ficam eletrizados e atraem cargas opostas para a superfície externa da correia através das escovas. A correia transporta essas cargas entre a terra e a cúpula. A cúpula faz com que a carga elétrica, que se localiza no exterior dela, não gere campo elétrico sobre o rolete superior; Assim cargas continuam a ser extraídas da correia como se estivessem indo para terra, e tensões muito altas são facilmente alcançadas.

2. OBJETIVO
Descrever o gerador de Van De Graff e seu funcionamento depois de realizado experimento em laboratório.
Relatar conclusões após observação do funcionamento nas três diferentes apresentações: Diferença de potencial entre esferas, Repulsão Eletrostática dos cabelos (pessoas) e utilizar o gerador para ascender lâmpadas seja ela fluorescente ou incandescente.

3. MATERIAIS UTILIZADOS

• Gerador de Van De Graaff
• Bastão com esfera menor (para demostrar a diferença de potencial).
• Brinquedo infantil (boneca para demostrar a repulsão dos cabelos).
• Cadeira isolante
• Lâmpada fluorescente 25whats

Relacionados

  • Gerador de van der graaff
    1393 palavras | 6 páginas