Geotecnia ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2103 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O projeto de fundações é uma etapa importante de qualquer construção, de todos os portes. Afinal, é sobre a fundação que repousa todo o peso da obra, e de nada adiante construir sobre uma base instável.

O presente trabalho tem como objetivo, apresentar os procedimentos adotados para a realização da sondagem a percussão, que também é chamada de simples reconhecimento ou ainda desondagem “SPT”. Este trabalho foi muito importante para que o grupo pudesse vivenciar a prática de métodos de sondagem realizada em campo.

Diante desta metodologia, foi possível confirmar o aprendizado adquirido em sala de aula através da disciplina Geotecnia e o trabalho que é realizado dia a dia nas obras, ficando comprovado o quão importante é o conhecimento do subsolo que servirá de subsídioindispensável para escolher o tipo de fundação.

O trabalho prático foi realizado no empreendimento situado no município de Belo Horizonte no bairro Mangabeiras executado pela empresa Tec Geo – Sondagens e Fundações.

IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL
Empresa:
Local: Rua Prof. Lair Remusat Renno, nº 170 – Bairro Mangabeiras / Belo Horizonte
Projeto: Construção de uma Igreja Presbiteriana
Áreatotal: 1280m²

Figura 1: Localização da obra
Fonte: Google Maps


Figura 2: Localização da obra
Fonte: Google Maps

Solo

O conhecimento do tipo de solo é importante para se conhecer o comportamento esperado ao receber as cargas, mas para saber qual tipo de fundação é preciso saber:
 Quais são os tipos de solo que estão sob a obra, e a que profundidade;
 qual é a altura do lençolfreático;
 qual é a capacidade de carga do sub-solo, em diversas profundidades;
 como o solo se comporta ao receber a carga.

Para se obter estes tipos de informações o teste mais econômico e elucidativo é o ensaio SPT. A partir dele o projetista de fundações poderá solicitar exames mais específicos, caso ache necessário

Sondagem a Percussão
A sondagem SPT ou sondagem a percussão, é umprocesso de exploração e de reconhecimento do subsolo largamente utilizado na engenharia civil para se obter subsídios que irão definir o tipo e o dimensionamento das fundações que servirão de base para uma edificação. A sigla SPT tem origem no inglês (standard penetration test) e significa ensaio de penetração padrão.
É o ensaio mais executado na maioria dos países e no Brasil foi normatizadopela ABNT pela pela NBR 6484 “Solo - Sondagens de simples reconhecimento com SPT – Método de ensaio” (SPT- Standard Penetration Test), cujo os procedimentos seguem as seguintes diretrizes:

As principais informações fornecidas pela sondagem são as seguintes:
 A identificação das diferentes camadas de solo que compõem o subsolo;
 a classificação dos solos de cada camada;
 o nível do lençolfreático;
 a capacidade de carga do solo em vária profundidades.

Quando a sondagem não é realizada por uma empresa capacitada podem ocorrer diversos problemas, todos associados a deformações do subsolo ocasionadas por fatores não contemplados devido a não investigação do subsolo, tais como:
 Recalques diferenciais causando o aparecimento de trincas;
 Recalques uniformes causando oafundamento da edificação;
 Ruptura de tubulações (água/esgoto);
 Problemas de afundamento de piso;
 Entre outros.
Portanto, por mais simples e modesta a edificação a ser elaborada, esta requer uma sondagem, pois possibilitará ao profissional informações indispensáveis, o que acarretará na escolha de uma fundação segura e econômica, evitando um superdimensionamento das mesmas em função deinformações geotécnicas insuficientes.

Equipamentos utilizados
O equipamento para a sondagem a percussão é simples e pode ser relativamente barato. Existem soluções mais sofisticadas em termos de facilidade e precisão, mas o material básico consiste em:
 Tripé equipado com sarilho, roldana e cabo;
 tubos metálicos de revestimento, com diâmetro interno de 63,5 mm (2,5”);
 hastes de aço para...
tracking img