George elton mayo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
George Elton Mayo
BIOGRAFIA:

Sociólogo australiano, nascido em 1880 e falecido em 1949, formou-se em Medicina na Universidade de Adelaide, trabalhou em África e lecionou na Universidade de Queensland. Ainda na Austrália, estuda as sociedades aborígenes que o tornam sensível às múltiplas dimensões da natureza humana. Durante e após a Primeira Guerra Mundial, trabalha na análise psicológica desoldados em estado de choque. Parte para os Estados Unidos da América em 1923, lecionando nas Universidades de Pensilvânia e Harvard. Inicia então pesquisas financiadas sobre as relações humanas nas fábricas. As pesquisas de Hawthorne por si desenvolvidas, no momento em que começava a notar-se o lado desumano da produção em massa, consistiram numa série de experiências e diálogos não diretivoslevados a cabo entre 1927 e 1931, junto dos operários das fábricas Hawthorne Western Electric (arredores de Chicago). O objetivo era explorar as ligações entre o moral dos trabalhadores e o resultado final da produção. Estas pesquisas demonstraram que a produtividade e/ou os motivos de insatisfação dos trabalhadores dependem menos das condições materiais de trabalho do que das relações sociais nasfábricas. A partir destas constatações, Mayo elabora a sua "Teoria das Relações Humanas", onde opõe a organização formal à organização informal. A primeira é dominada pela lógica da eficiência, prescreve regras e reparte tarefas. A segunda é constituída por relações interpessoais de facto e corresponde à lógica dos sentimentos. A melhoria da eficácia dos trabalhadores exige que se tomem emconsideração as relações humanas informais. A sua principal obra, datada de 1933, é The Human Problems of an Industrial Civilization.

Elton Mayo Teoria das Relações Humanas:
Esta teoria foi feita em oposição à Teoria Clássica, já que esta colocou a tecnologia e o método de trabalho como as principais preocupações da administração.
Origens: - Necessidade humanizar e democratizar a administração. - Odesenvolvimento das ciências humanas (a importância da psicologia e da sociologia no implante de um conceito administração. Homem Social: o indivíduo é motivado pela necessidade de "estar junto" e ser "reconhecido socialmente". As recompensas são simbólicas, e não financeiras.
As necessidades humanas básicas: - Necessidades fisiológicas - Necessidades psicológicas: segurança íntima, de participação,de autoconfiança e de afeição. - Necessidade de auto-realização Características das Relações Humanas: - Nível de produção é resultante da integração social: a capacidade física não terá eficiência se este indivíduo sofre de um desajuste social. - Comportamento social dos indivíduos: o comportamento do indivíduo se apoia totalmente no grupo. - Recompensas ou sanções sociais: o operário queproduzir acima ou abaixo da média do grupo, perderia o respeito perante os seus colegas. - Grupos informais: definem suas próprias normas dentro do grupo. - Relações humanas: ações e atitudes desenvolvidas pelo contato entre pessoas e grupos. - Importância do conteúdo do cargo: trabalhos simples e repetitivos tornam-se monótonos e cansativos, reduzindo a eficiência. O trabalhador tem autonomia. - Ênfasenos aspectos emocionais: organização informal. Pontos de vista de Mayo: O trabalho é uma atitude grupal O operário reage como um membro de um grupo social A formação de uma elite capaz de compreender e de comunicar, dotada de chefes democráticos e simpáticos Homem social A organização desintegra grupos primários (família), mas forma uma outra unidade social O conflito é o germe da destruiçãoTeorias sobre liderança: - Teoria de traços de personalidade: - traços físicos: energia, aparência e peso - traços intelectuais: adaptabilidade, agressividade, entusiasmo e autoconfiança - traços sociais: cooperação, habilidades administrativas e interpessoais - traços c/ tarefas: iniciativa, persistência e impulso de realização - Teoria sobre estilos de liderança: -Autocrática: o trabalho somente...
tracking img