Geopro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Denise Aparecida Avelar Costa Silva Estudo da análise temporal da ocupação urbana no rio Betim/MG, utilizando imagens orbitais do Satélite Landsat TM5 – 1997 a 2009.

XII Curso de Especialização em Geoprocessamento 2010

UFMG Instituto de Geociências Departamento de Cartografia Av. Antônio Carlos, 6627 – Pampulha Belo Horizonte cartog@igc.ufmg.br

DENISE APARECIDA AVELAR COSTA SILVAEstudo da análise temporal da ocupação urbana no rio Betim/MG, utilizando imagens orbitais do Satélite Landsat TM5 – 1997 a 2009.

Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do grau de especialista em Geoprocessamento. Curso de especialização em Geoprocessamento. Departamento de Cartografia. Instituto de Geociências. Universidade Federal de Minas Gerais. Orientador: Prof. MarcosAntônio Timbó Elmiro

BELO HORIZONTE 2010

S586e 2010

Silva, Denise Aparecida Avelar Costa. Estudo da análise temporal da ocupação urbana no rio Betim/MG, utilizando imagens orbitais do satélite Landsat TM5 – 1997 a 2009. [manuscrito] / Denise Aparecida Avelar Costa Silva. – 2010. x, 38 f. : il. Monografia (especialização em Geoprocessamento) – Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto deGeociências, 2010. Orientador: Marcos Antônio Timbó Elmiro. Bibliografia: f. 36-38. 1. Sensoriamento remoto. 2. Solo - Uso. 3. Betim, Rio (MG). I. Emiro, Marcos Antônio Timbó. II. Universidade Federal de Minas Gerais, Instituto de Geociências. III. Título. CDU: 528.8(815.1)

VOCÊ NÃO SABE O QUANTO EU CAMINHEI PRA CHEGAR ATÉ AQUI...

Agradeço meu marido, o apoio, o carinho e a parceria detantos anos. Ao meu orientador Timbó e Bráulio, Profº Charles, a colaboração do Igor, aos colegas de curso, os monitores Ciro e Luiz, e a minha amiga Zenilde. Agradeço a Deus pela vida da minha mãe, grande fortaleza e resistência: meu maior aprendizado! Obrigada a todos os amigos a compreensão e o carinho em um momento tão difícil em minha vida.

“... Mas, tão certo quanto o erro de ser barco amotor é insistir em usar os remos..” Renato Russo

RESUMO Por meio de técnicas de sensoriamento remoto, este trabalho tem por objetivo fazer um estudo da analise temporal do uso e a ocupação do solo na mancha urbana próximo ao rio Betim, importante afluente da bacia do rio Paraopeba, a área da bacia compreende os municípios de Contagem e Betim localizados no estado de Minas Gerais. Para realizareste estudo utilizaram-se duas imagens do SATELITE LANDSAT TM5 em um período temporal de 12 anos, uma imagem do ano de 1997 e a outra no ano de 2009. Para isto foram utilizadas diferentes técnicas de classificação de imagens orbitais, sendo que as imagens foram interpretadas e analisadas no SOFTWARE SPRING 5.1.6. A classificação e a analise das imagens Landsat foram baseadas em observações notrabalho de campo e os elementos foram definidos de acordo com a maior representatividade; área urbana, campo, solo exposto, água e mata. Ressalta-se que se considerou a classificação que melhor se adaptou as realizadas ao estudo para tentar alcançar um bom resultado. Procuramos identificar elementos mais relevantes que tem forte influência no padrão de mudança da cobertura e do uso do solo. Nomunicípio de Betim/MG observa-se desenvolvimento na área urbana bastante acentuada durante estes 12 anos com muitas áreas de desmatadas, além de muito asfalto e pouca área verde. Através do sensoriamento remoto é a ciência pela qual se obtêm informações sobre objetos ou fenômenos a partir de dados coletados sem o contato físico com tais objetos, podemos monitorar a evolução dessas áreas para auxiliar noplanejamento urbano.

PALAVRA CHAVES: Sensoriamento Remoto, Uso e Ocupação do Solo, rio Betim.

SUMÁRIO
Pág:

LISTA DE FIGURAS.............................................................................................................8 LISTA DE TABELAS............................................................................................................9 LISTA DE SIGLAS E...
tracking img