GEOPOLITICA DO LINDUVIDAH

1860 palavras 8 páginas
GEOPOLITICA DO LINDUVIDAH
• ILUSÃO DA GEOPOLÍTICA
-Os estados que compõe Eurásia (EUR+ASIA) estão insatisfeitos com a influência americana e estão construindo esferas de influência para ACABAR com essa influência americana no mundo.
-Influência americana surgiu principalmente com o fim da Segunda Guerra
Mundial (por sair vitorioso da guerra).
-A rápida expansão dessa influência norte americana se deu aos esforços continuos para construir um abrangente sistema de alianças, acordos comerciais e parcerias políticas
*Alianças, parcerias, democracia – ferramentas da liderança americana à que fez com que vencesse disputas do séc. 21 sobre geopolítica e ordem mundial.

-A Eurásia voltou a ser o grande “prêmio” da geopolítica, principalmente por ser uma região bastante rica em recursos naturais gases e petróleo.
-COM ISSO: China, Irã e Rússia procuram estabelecer então esferas de influência nessa região e assim desafiar os interesses americanos.
-Contudo, os EUA possuem uma vantagem tecnológica muito maior do que nos outros países.
-A economia americana é fortíssima principalmente pelos seus recursos naturais
(que também é bastante rica nesse aspecto)
-EUA possui uma relação com mais de 60 países, enquanto a Rússia possui relação com 8 e a China com apenas 1.
CONCLUSÃO: A influência que os Estados Unidos tem em todo o mundo é muito forte e dificilmente será substituido por qualquer outro país nesse sentido.
-Em questão de armas nucleares: Estados Unidos, Rússia e China possuem boas armas nucleares, e isso reduz bastante a probabilidade de guerra entre essas potências (que seria drastico tanto para a Rússia e China como para os
EUA)
-China com isso está descobrindo uma dinâmica com estados circundantes, que em resposta estão modernizando suas forças militares e reforçando suas alianças -CONCLUSÃO 2: China e Rússia ambas estão usando regras e instituições globais para defender seus próprios interesses. Suas disputas com os EUA se referem a ganhar uma certa influência

Relacionados