Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário de Patos de Minas
2º Período – Engenharias: Civil, Ambiental, Produção
1ª Lista de exercícios Disciplina: Física I

1) Um veículo se movimenta em linha reta com uma velocidade média de 80 km/h durante 2,5 h e , em seguida, com uma velocidade média de 40 km/h durante 1,5 h. (a) Qual é o deslocamento total do período de 4 h de percurso? (b) Qual é a velocidade média detodo o percurso?


2) Um guepardo pode correr com velocidade v1 = 113 km/h, um falcão pode voar com velocidade v2 = 161 km/h e um tubarão pode nadar com uma velocidade v3 = 105 km/h. Imagine que os três possam fazer uma corrida de revezamento, cada um correndo uma distância L com sua velocidade máxima. Qual é a velocidade média v dessa equipe de revezamento?


3) No tempo t = 5 s, umobjeto posicionado em x = 3 m possui uma velocidade de +5 m/s. No tempo t = 8 s, ele está em x = 9 m e sua velocidade é de -1 m/s. Determine a aceleração média para esse intervalo de tempo.

4) A posição de um corpo está relacionada ao tempo pela expressão x = At2 – Bt + C, onde A = 8 m/s2, B = 6 m/s e C = 4 m. Obtenha a velocidade e a aceleração instantânea em função do tempo.


5) Umapartícula se move ao longo do eixo x de acordo com a equação x=50t + 10t2 ,onde x está em metros e t está em segundos .Calcule(a) a velocidade média da partícula ,durante os primeiros 3,0 s de movimento ,(b) a velocidade instantânea da partícula em t=3,0s e (c) a aceleração instantânea e t =3,0s


6) Na decolagem, um jumbo tem que alcançar, na pista, a velocidade de 360 km/h (=225 mi/h) Quala menor aceleração constante necessária para decolar em uma pista de 1,80km?

7) Um automóvel viajando a 56,0 km/h está a 24,0 m de um obstáculo, quando o motorista aciona os freios. O carro colide com o obstáculo 2,00 s depois. (a) Qual foi a desaceleração, suposta constante, do automóvel antes do impacto?(b) Qual a velocidade do carro, no impacto?


8) Uma partícula se desloca emlinha reta, de modo que a sua aceleração é dada em função do tempo t pela equação:


a = 3t4
a) Determine as expressões para a velocidade e para o espaço percorrido pela partícula, considerando que no instante t = 0s a partícula tinha vo = 5 m/s e xo= 20 m.
b) Determine a velocidade e a posição da partícula para t = 2s


9) Um móvel descreve umM.R.U.V, em determinado referencial, cuja função horária da posição é dada por x(t) = 10 + 8.t - t2(S.I). Determine:
a) o instante em que o móvel inverte o sentido do movimento;
b) a posição do móvel no instante em que ocorre a inversão do sentido do movimento.




10) Dois móveis, A e B, descrevem movimentos, em relação a um determinado referencial, cujas funções horárias daposição são dadas, respectivamente por:
SA = 6 + t e SB = t2 em unidades do S.I. Sabendo que os movimentos se realizam sobre uma mesma trajetória, determine:
a) o instante em que os móveis se encontram;
b) a posição do encontro dos móveis;
c) A velocidade do móvel do móvel B no instante do encontro com o móvel A.


11) No instante em que um sinal de trânsito muda para o verde,um carro que estava parado arranca com uma aceleração constante de 0,50 m/s2. Nesse mesmo instante, um ônibus ultrapassa o carro com uma velocidade constante de 8,0 m/s. Ambos se movimentam em linha reta.
a) Depois de quanto tempo, após a largada, o ciclista A alcança o ciclista B?
b) Qual a velocidade do ciclista A ao alcançar o ciclista B?


12) Um trem corre a uma velocidade de 72km/h quando o maquinista vê um obstáculo 100 m à sua frente. Determine:
a) a desaceleração mínima, constante, que deve ser dada ao trem para que não ocorra o choque contra o obstáculo;
b) o tempo máximo de duração da freada.


13) Uma lancha de corrida em movimento a 30,0 m/s aproxima-se de uma bóia marcadora. Estando a 100 m da bóia o piloto reduz a velocidade da lancha com uma...
tracking img