Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalaho de fisica
A força é chamada de normal porque é termo utilizado em Física quando há formação de uma ângulo de 90°
A força normal, sendo uma força, é grandeza vetorial com módulo, direção e sentido.
Assim, num corpo qualquer, os vetores da força normal terão os seguintes valores[1]:
* Módulo ou intensidade: igual ao da compressão que a superfície recebe;
* Direção: perpendicular àsuperfície de apoio;
* Sentido: do apoio para o corpo.
A força normal existe sempre que há contato entre o corpo e a superfície de apoio, independentemente de essa superfície ser ou não horizontal. A direção da força é sempre perpendicular à superficie de apoio.

Exemplo de força normal poderá ser visto em um objeto sobre uma mesa. A força peso, que é uma grandeza escalar, forçará o objeto parabaixo devido à Gravidade mas como há um contato entre o objeto e a mesa, o objeto não cairá mas comprimirá a superfície. Todavia, há de salientar que não é a força peso que é responsável pela força normal, a força peso é uma força de campo, enquanto a força normal é uma força de contato, obviamente são forças de tipo diferente, em outras palavras, a força normal é a reação da compressão que éexercida sobre a superfície

Apesar de sempre paralelo às superfícies em interação, o atrito entre estas superfícies depende da força normal, a componente vertical da força de contato; quanto maior for a Força Normal maior será o atrito

Considere um corpo apoiado sobre uma superfície horizontal e rígida. Se o corpo receber a ação de uma força f, devido às rugosidades surge a força de atrito.

Asforças de atrito são contrarias ao movimento. Existem dois tipos de atrito estático e cinético. Quando existe força atuando em um corpo mas ele não se move, o atrito é denominado estático, quando existe força atuando num corpo e ele se move, o atrito é denominado cinético.
Força de Atrito Estático
Vamos considerar o corpo representado na figura abaixo:

Se o corpo é puxado, porém não consegueescorregar na superfície, significa que ele recebeu a ação de uma força de atrito que impede seu movimento. Essa força é denominada atrito estático. Nesse caso:
F = FAE
A força de atrito estático tem um limite máximo, denominado tem um limite máximo, denominado de força de atrito estático máximo.
FAEmax = μe . N
N é a fora normal que o corpo troca com a superfície do apoio;
μe é o coeficiente de atritoestático.
O coeficiente é um numero adimensional que depende das rugosidades da face do corpo que está apoiada e da superfície de contato. Quanto mais áspero for o corpo ou a superfície maior será o coeficiente.
A força de atrito estático pode variar de zero ate seu limite máximo, em função da intensidade da força aplicada. Então o corpo so deslizará na superfície quando a força F vencer o atritoestático.
Força de Atrito Cinético
Vamos considerar o corpo representado na figura abaixo:

Se o corpo está escorregando na superfície de apoio, significa que a força de atrito que age nele é cinético ou dinâmico. A força de atrito cinético é dado por:
FAC = μc . N
N é a fora normal que o corpo troca com a superfície do apoio;
μc é o coeficiente de atrito estático.
O coeficiente é um numeroadimensional que depende das rugosidades da face do corpo que está apoiada e da superfície de contato. A força de atrito cinético é constante e não depende da velocidade de escorregamento do corpo.
Comparação entre os Atritos Cinético e Estático
Na prática, verifica-se que é mais difícil tirar um corpo do repouso do que mantê-lo em movimento:
μe ≥ μc
| |

Data de publicação: 01/06/2008
Categorias:Mecânica Clássica | Imprimir | Recomendar | Link |

Nenhum comentário sobre "Forças de Atrito". Clique aqui para adicionar um comentário.
Conteúdo
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário
* Administração
* Artes
* Astronomia
* Atualidades
* Biografias
* Biologia
* Ciências
* Curiosidades
* Direito
*...
tracking img