Logistica e armazenagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal do Amazonas
Faculdade de Tecnologia
Departamento de Engenharia de Produção
LABORATÓRIO DE FÍSICA I
Manaus - AM
2011


Introdução
O presente relatório apresenta experiências iniciais realizadas com intuito de introduzir os três instrumentos de medidas básicas (a régua, o paquímetro e o micrômetro) que em laboratório encontramos o diâmetro, o raio, o volume e adensidade de uma esfera de aço específica.
Objetivo Teórico
Os habituais experimentos têm por finalidade demonstrar de forma prática como se medir as grandezas corretamente, como fazer utilização dos três instrumentos passiveis de manuseio (a régua, o paquímetro e o micrômetro) e como expressar de forma matemática as variações das medidas encontradas juntamente com as margens de erros.
Medidas Física•Procedimento Experimental:
1º Passo: Utilização da Régua:
Primeiramente com a régua em mãos para encontrarmos o primeiro diâmetro definimos um ponto fixo (por exemplo: 10 cm), para termos precisamente o valor da medida pela qual buscamos. Em seguida medimos o diâmetro da esfera de aço pondo-a sobre a régua em cima do ponto fixo e verificando onde a ponta do diâmetro da esfera está na régua.Em nosso experimento, a esfera de aço medida na régua possuía diâmetro de 33mm.
2º Passo: Utilização do Paquímetro:
A régua é um instrumento de medida muito básico (com baixa precisão), logo, tivemos que medir a esfera com outro instrumento relativamente mais preciso (paquímetro), com intuito de confirmar a medida anterior. Para iniciar a medição é preciso segurar o paquímetro com a mão direita,posicionando a esfera de aço entre os dois bicos (sem apertar excessivamente a esfera). Em seguida visualizamos no vernier em milímetros onde exatamente ficou o diâmetro da esfera. Para termos uma maior exatidão na medica, refizemos este procedimento uma outra vez e obtivemos uma média de 33,35mm. Uma curiosidade é que o paquímetro também pode ser utilizado na medição de diâmetro pelo lado internode objetos e também medir profundidades.
3º Passo: Utilização do micrômetro:
Este terceiro instrumento (micrômetro), é relativamente mais confiável que os anteriores, pois possui uma precisão mais bem apurada. Primeiramente, seguramos voltados para nós, e com a mão esquerda, abrimos o espaço necessário nas esperas rodopiando a catraca. Em seguida, posicionamos a esfera entre as esperas, efechamos rodopiando a catraca novamente, mas sem apertar muito (como fizemos com o paquímetro). Por fim visualizamos na escala retilínea quantos centímetros estão marcando, e se no tambor a marca zero está batendo na linha central da escala. Caso contrario, deveremos observar em quantos milímetros do tambor está batendo com a linha central da escala, caso fique entre dois números, voltar-se para o maisbaixo. Para termos uma maior exatidão na medica, refizemos este procedimento mais 2 vezes e obtivemos uma média de 33,285mm. Em nosso experimento com o micrômetro encontramos um valor de diâmetro mais preciso que os instrumentos anteriores.
4 º Passo: Obtenção do Peso.
O peso da esfera foi nos fornecido pelo orientador da experiência, calculado em uma balança de precisão e utilizando arespectiva esfera. O peso exato nos foi dado como 150g, e assim utilizado para calcular a densidade e a variação da densidade da esfera.
Tratamento de Dados
Nesta seção do relatório, iremos realizar o cálculo da medida do raio, volume e da densidade da esfera. Como nenhum dos instrumentos é 100% preciso, calcularemos as suas respectivas variações, a fim de ter sempre uma margem de erro dentro dotolerável.
1ᵒ Passo: Calcular o Raio da esfera.
R=D/2 R=Raio; D=Diâmetro
1. Raio de acordo com o Micrômetro:
D = 33,285
R = 33,285/2
R = 16,64 mm
2. Raio de acordo com o Paquímetro:
D = 33,35
R = 33,35/2
R = 16,67 mm
3. Raio de acordo com a Régua:
D = 33 R = 33/2 R = 16,5 mm
2ᵒ Passo: Calcular a incerteza do Raio.
ΔR = ± [|ΔD/D|].R ΔR = Variação do Raio; ΔD = Variação do Diâmetro
1....
tracking img