geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2980 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O intemperismo é definido, em termos gerais, como todas aquelas mudanças que ocorrem devido a exposição de material rochoso a atmosfera.Os efeitos do intemperismo estão por toda parte. O solo é um produto do intemperismo e certamente para a vida, é o mais importante deles.De um ponto de vista geológico, o intemperismo é importante por que ele transforma rocha sólida em fragmentos menores,decompõe esses fragmentos e os prepara para remoção pelos agentes de erosão. Além do mais, o intemperismo origina o solo e o solo é a base para a maioria da vida terrestre. O intemperismo possui assim, uma grande importância ecológica.

Principais conceitos:
- Os dois tipos principais de intemperismo são a processo fisico(degradação)e químico( decomposição)- O congelamento (expansão do gelo) é o tipomais importante de intemperísmo físico.- Os 3 tipos principais de intemperismo químico são a oxidação, dissolução e hidrólise- Juntas (fraturas) facilitam o intemperismo pois permitem que a água e gases da atmosfera ataquem as rochas em profundidades consideráveis. As diáclases também aumentam a área superficial onde ocorrerá o ataque químico.- O produto final do intemperismo é o solo.- O clima emmuito influencia o tipo e a taxa de intemperismo. Os dois fatores principais que controlam o clima são a temperatura e a precipitação. intemperismo envolve múltiplos processos físicos, químicos e biológicos.Por definição, intemperismo é diferente de erosão. Intemperismo envolve somente a desagregação da rocha enquanto que a erosão envolve a remoção dos detritos produzidos pelo intemperismo. Narealidade o intemperismo e a erosão estão intimamente relacionados. O intemperismo desagrega a rocha sólida produzindo fragmentos soltos. A erosão remove os detritos e expõe a rocha são novamente, a qual será intemperizada, continuando assim o ciclo Dois tipos principais de intemperismo são reconhecidos: a) intemperismo físico; b) intemperismo químico. O intemperismo físico quebra a rocha empartículas menores. Um processo estritamente físico não envolvendo mudanças na composição química. O intemperismo químico altera a rocha por reações químicas entre elementos da atmosfera e aqueles da rocha. Muitos geólogos acreditam que o intemperismo químico é o mais importante em termos do total de rocha envolvida (sujeita a este intemperismo), mas geralmente os dois processos trabalham juntos, cada umfacilitando o outro, assim o produto final, resulta da combinação dos dois processos.--É um pouco difícil enfatizar a importância do intemperismo para a humanidade. Ele é a base de nossa economia, e nossa existência depende dele. Sem o intemperismo a Terra seria inabitável. Os continentes seriam compostos apenas por rochas frescas (sã), sem cobertura de solo; conseqüentemente, a Terra seriadesprovida de plantas e animais. Além do solo, o intemperismo também produz alguns produtos úteis como as areias e depósitos de argilas. Praticamente todo o minério de alumínio e a maior parte do ferro são formados e concentrados pelo intemperismo.
2. INTEMPERISMO MECÂNICO OU FÍSICOO intemperismo físico consiste no quebramento da rocha por processos físicos sem envolver mudanças nacomposição química darocha. Os tipos mais importantes de intemperismo mecânico são: expansão do gelo (congelação); alívio de pressão (carga) ou sheeting.O intemperismo físico é um processo estritamente físico sem envolver mudanças na composição química da rocha. Nenhum elemento químico é adicionado ou subtraído da rocha. A rocha simplesmente quebra em fragmentos menores devido a uma série de stress (esforços -tensões). Os tipos mais importantes de desintegração física são:a) congelamento (expansão do gelo) - a água se congela e se volume expande ± 9% em fraturas, planos de acamadamento, foliações ou poros quebrando a rocha- b) alívio de carga (sheeting) - uma série de fraturas são produzidas na rocha como resultado da remoção da cobertura pela erosão (fraturas de alívio de carga).1. CongelaçãoA água da...
tracking img