Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO A GEOLOGIA

AULA 2

Crosta, Manto e Núcleo

Constituição Interna do Planeta




Referências Bibliográficas:

Environmental Geology – Murck, Skinner & Porter (1995).

Para Entender a Terra – Press, Siever, Grotzinger & Jordan (2006).
Decifrando a Terra- Teixeira, Toledo, Fairchild & Taioli (2001).







INTRODUÇÃOCONTAMINAÇÃO POR MANIPULAÇÃO DE ASBESTO




A COMPOSIÇÃO DA TERRA



Os estudos realizados pelos geólogos a respeito das estruturas físicas e composição química da terra tiveram 3 razões principais:

1) A estrutura da terra, particularmente sua estrutura interna, apresenta vários efeitos como formas e movimentos que podem ser perigosos aos homens;

2) A humanidade é dependente dosmateriais provenientes da terra como recursos; já que a terra é um circuito fechado, estes recursos são limitados. Nós precisamos entender a fundo como esses recursos se formam, como nós os encontramos e como podemos usá-los racionalmente;

3) Os materiais da terra possuem propriedades físicas e químicas diferentes e precisamos conhece-los, pois os mesmos afetam nossas vidas em diferentesaspectos.




COMO A TERRA SE APRESENTA




- A terra possui cerca de 13.000 km de diâmetro.

- Na Rússia foi realizado 1 furo de sondagem com 12 km, no qual apresentou um material o mais variável possível que com a profundidade foi até difícil a total distinção entre as camadas.

- Por outro lado, os cientistas compilaram informações de várias fontes– não somente a partir de amostragem e observações diretas, mas também com modelos matemáticos e computacionais – e usaram essas informações para refinar nosso entendimento sobre a composição e distribuição dos materiais através da terra.

- Nesta primeira parte do capítulo vamos analisar a estrutura interna e as diferentes zonas composicionais da terra e algumas das ferramentas que osgeocientistas tem usado para descobrir muito mais sobre ela.

- A análise de milhares de terremotos permitiu durante muitas décadas, construir gráficos contendo curvas tempo-distância de ondas refratadas e refletidas no interior da terra, com isso foi possível dividir o planeta em camadas assim como conhecer as principais propriedades de cada uma dessas camadas principais.A TERRA: POR DENTRO E POR FORA




- A terra é um corpo diferenciado, isto significa que os materiais não possuem a mesma distribuição através do planeta.

- Diferenciação é um processo que iniciou em épocas planetárias no qual se iniciou o desenvolvimento de camadas concêntricas ou zonas que diferem em sua composição.

- A maior parte do material em fusãocomposto por sílica, alumínio, sódio, potássio e oxigênio migraram para a superfície, as rochas que formas a parte mais externa da terra são ricas nestes elementos.

- Os materiais mais densos também em estado de fusão ricos em ferro e níquel migraram para o centro do planeta.

- Entre esses dois grupos de materiais existe uma espessa camada composta por rochas de densidadeintermediária, ricas em elementos como magnésio, cálcio e titânio.

- Gases compostos por vapor d’água, amônia, dióxido de carbono e metano deram origem a atmosfera do planeta.

- A diferenciação originou um planeta composto por camadas com características totalmente diferentes. Compostas por:

1) Núcleo: é a camada central e de maior densidade, apresenta uma massaesférica composta predominantemente por ferro metálico, com menor quantidade de níquel e outros elementos traços.

2) Manto: camada espessa que envolve o núcleo de densidade intermediária. O manto é menos denso que o núcleo. Tanto o manto como o núcleo apresentam uma espessura uniforme.

3) Crosta: Não apresenta uma espessura uniforme, esta pode diferenciar de lugar a lugar em...
tracking img