Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO EDUCACIONAL ROBERTO PORTO


PROCESSO DE
SEPARACAO
DE MISTURAS

CURSO : TECNICO EM GEOLOGIA
PROF : MARILIA
NOME : RAFAEL HEBERSON AGRIPINO DOS SANTOS



JOAO MONLEVADE 2012

Separação de mistura heterogêneas entre os sólidos

Catação : Os grãos oufragmentos de um dos componentes são catados com as mãos ou com uma pinça. Por exemplo, quando escolhemos feijão e separamos as impurezas



Peneiração : Este método é usado na separação de sistemas sólido-sólido, onde um dos dois componentes apresente granulometria que permita que o mesmo fique preso nas malhasdas peneiras

Ventilação : Método de separação para sistemas sólido-sólido, onde um dos componentes pode ser arrastado por uma corrente de ar. Um bom exemplo é a separação da casca e do caroço do amendoim torrado.

Levigação: A água corrente arrasta o componente menos denso e o mais denso deposita-se no fundo do recipiente. Um bom exemplo é a lavagem da poeira doarroz.
Evaporação: Método de separação de misturas sólido-líquido por evaporação do solvente, também conhecido como cristalização. Em recipiente aberto, simplesmente permite-se que o solvente evapore, deixando osólido. Nas salinas, o sal é obtido a partir da água do mar através deste processo.


Separação magnética: Consegue separar componentes que tenham propriedades magnéticas dos que não as possuem. Aproveitam-se as propriedades magnéticas de um dos componentes da mistura para o separar dos outros.



Cromatografia: Para separarsubstâncias com diferentes solubilidades num determinado soluto. Na cromatografia uma mistura é arrastada (por um solvente apropriado) num meio poroso e absorvente. Como diferentes substâncias têm diferentes velocidades de arrastamento num determinado solvente, ao fim de algum tempo há uma separação dos constituintes da mistura. Este processo é normalmente usado para pequenas quantidades de amostra.Ex: separação dos componentes de uma tinta.
Destilação: Separa líquido(s) de sólido(s) dissolvidos ou líquido(s) de líquido(s). Na destilação acontecem duas mudanças de estado consecutivas: uma ebulição (vaporização) seguida de uma condensação. Na ebulição é retirado da mistura o componente com o ponto de ebulição mais baixo, e na condensação esse componente volta à sua formalíquida. Existe um tipo de destilação, a destilação fraccionada, que permite a separação de vários líquidos com pontos de ebulição muito próximos.
Ex: obtenção de água destilada, aguardentes; separação dos diferentes componentes do petróleo.

Destilação fracionada: Para a separação dos componentes das misturas homogéneas líquido-líquido, recorre-se muitas vezes à destilaçãofraccionada. Ao aquecer a mistura num balão de destilação, os líquidos destilam-se na ordem crescente de seus pontos de ebulição podem ser separados. O petróleo é separado em suas fracções por destilação fraccionada.


Extraçao por solventes: Para usar este processo usa-se um solvente que só dissolve um dos constituintes da mistura.
Ex: extracção da cafeína do chá, usandoclorofórmio; remover o iodo da água de iodo, com clorofórmio.


Centrifugação: Quando numa mistura de sólidos e líquidos, os sólidos possuem uma dimensão muito pequena, não são úteis nem a filtragem nem a decantação. O pequeno tamanho das partículas sólidas provoca uma obstrução dos poros do filtro, tornando a filtragem muito lenta mesmo que se produza vácuo por...
tracking img