Geologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Rochas metamórficas
Introdução:
São rochas que surgem do metamorfismo (transformação) de outras rochas, sejam elas magmáticas sedimentares ou mesmo metamórficas. O metamorfismo é devido,principalmente,
a calor, pressão e fluidos, e ocorre no interior da crosta terrestre. O metamorfismo pode levar a rocha a sofrer alterações apenas físicas como crescimento dos cristais, ocasionando novastexturas; ou a alterações químicas como o surgimento de novos minerais por recombinação; ou
físicas e químicas em conjunto.

Metamorfismo, no sentido geológico, significa a transformação que sofre umarocha sob a ação de temperatura, pressão, gases e vapor d'água, que produzem, isolada ou conjuntamente, uma recristalização parcial ou total, formando-se novos minerais e novas texturas sem ocorrer afusão da rocha.

Estruturas:
Foliação: É um termo relacionado com estruturas planares não só para rochas metamórficas como também para as rochas magmáticas, devido ao arranjo paralelo dos minerais.Sob este aspecto, xistosidade e gnaissificação são foliações típicas. Alguns autores utilizam o termo como sinônimo de bandamento composicional dos gnaisses (alternância de bandas claras e escuras).Outros utilizam o termo superfícies - S designando qualquer estrutura plana, independente de qual seja sua origem. Incluem-se juntos nessa classificação xistosidade, clivagem ardosiana e acamamento,por exemplo. A figura abaixo mostra a foliação gnáissica em gnaisse facoidal.

Xistosidade: Essa estrutura é representada pelo desenvolvimento de minerais placóides e/ou tabulares/prismáticos. Afigura abaixo mostra uma estrutura xistosa em xisto.

Lineação: Essa estrutura é reconhecida quando há uma direção preferencial dentro do plano de xistosidade. Pode ser tanto microscópica comomacroscópica, a fotografia abaixo (Seer, 1999) mostra lineação de estiramento em quartzito micáceo.

Gnaissificação: É a estrutura típica dos gnaisses, rochas em que os feldspatos perfazem mais de 20% do...
tracking img