Geologia e palenotologia

4323 palavras 18 páginas
ERAS GEOLÓGICAS:

PRÉ-CAMBRIANO

O Pré-Cambriano é a maior extensão de tempo geológico da Terra que tem início nos primórdios de sua formação e termina no período Cambriano.
É um período muito longo com quatro bilhões de anos. Neste período ocorreu a formação da Terra como um corpo planetário, inclusive a geosfera, hidrosfera, atmosfera, como também o aparecimento da biosfera.
São oito décimos da história da Terra e nela foram encontradas complexas redes de rochas ígneas e metamórficas, que abaixo das rochas sedimentares mais recentes foram chamadas de rochas primárias ou primordiais.
Durante o século passado o termo "Cryptozóico" (idade da vida escondida) foi usado para designar este período, uma vez que se imagina ter vida nesta época. Embora o termo Pré-Cambriano ainda estar em uso, o Cryptozóico quase desapareceu, pois hoje se sabe que a vida realmente existia.

Como o Pré-Cambriano é muito longo, foi utilizada uma divisão em eras. Duas delas estão em uso.
Uma opção dividiu o Pré-Cambriano em Proterozóico, em suas épocas mais recentes ("idade da primeira vida"), uma Arqueozóica ("primeira vida") e uma Azóica, mais antiga (“sem vida”).
Hoje em dia o Arqueozóico e o Azóico foram substituídos pelo Arqueano e Hadeano.
Mais recentemente, o termo Priscoano, foi usado para se referir ao período onde a geosfera ainda estava se formando.

O Priscoano ou Hadeano

Inicia-se com a formação da Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Hadeano deriva do grego hades que significa “inferno”. Isso se deve ao fato de que no princípio do período de formação do planeta, a Terra era uma massa incandescente com rios de rocha dissolvida, vulcões em erupção e grande quantidade de enxofre. Aatmosfera inicialmente era composta por nitrogênio, amônia, hidrogênio, monóxido de carbono, metano e vapor de água, expelidos pelos vulcões, e nem sinal do oxigênio. Acredita-se que ainda no Éon Hadeano a terra tenha sido atingida por um asteróide do tamanho de

Relacionados

  • Engenheiro Agrônomo
    13348 palavras | 54 páginas