Geologia e palenotologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4323 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERAS GEOLÓGICAS:

PRÉ-CAMBRIANO


O Pré-Cambriano é a maior extensão de tempo geológico da Terra que tem início nos primórdios de sua formação e termina no período Cambriano.
É um período muito longo com quatro bilhões de anos. Neste período ocorreu a formação da Terra como um corpo planetário, inclusive a geosfera, hidrosfera, atmosfera, como também o aparecimento da biosfera.
São oitodécimos da história da Terra e nela foram encontradas complexas redes de rochas ígneas e metamórficas, que abaixo das rochas sedimentares mais recentes foram chamadas de rochas primárias ou primordiais. 
Durante o século passado o termo "Cryptozóico" (idade da vida escondida) foi usado para designar este período, uma vez que se imagina ter vida nesta época. Embora o termo Pré-Cambriano ainda estarem uso, o Cryptozóico quase desapareceu, pois hoje se sabe que a vida realmente existia.

Como o Pré-Cambriano é muito longo, foi utilizada uma divisão em eras. Duas delas estão em uso. 
Uma opção dividiu o Pré-Cambriano em Proterozóico, em suas épocas mais recentes ("idade da primeira vida"), uma Arqueozóica ("primeira vida") e uma Azóica, mais antiga (“sem vida”).  
Hoje em diao Arqueozóico e o Azóico foram substituídos pelo Arqueano e Hadeano. 
Mais recentemente, o termo Priscoano, foi usado para se referir ao período onde a geosfera ainda estava se formando. 
 


O Priscoano ou Hadeano 


Inicia-se com a formação da Terra há cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Hadeano deriva do grego hades que significa “inferno”. Isso se deve ao fato de que no princípio do período de formaçãodo planeta, a Terra era uma massa incandescente com rios de rocha dissolvida, vulcões em erupção e grande quantidade de enxofre. Aatmosfera inicialmente era composta por nitrogênio, amônia, hidrogênio, monóxido de carbono, metano e vapor de água, expelidos pelos vulcões, e nem sinal do oxigênio. Acredita-se que ainda no Éon Hadeano a terra tenha sido atingida por um asteróide do tamanho de Marteque acabou originando a Lua.
 [pic]

-Formação do sistema solar e a Terra. 
-Formação da Terra rochosa fora de colisões de planetésimos. 
-Formação da Crosta, bombardeio cósmico de cometas e planetóides. 
-Oceano primitivo começa a se formar.
 Arqueano

Há 700 milhões de anos atrás a maior parte das rochas da superfície da terra já havia sido resfriada e uma grande quantidade de água havia se condensado formando um oceano. Mesmo assim, as erupções vulcânicas ainda eram constantes e iam dando origem a várias ilhas que eram empurradas umas na direção das outras pelo movimento do manto. Nesse período começam a surgir pequenos seresunicelulares no oceano, as algas primitivas e bactérias que assimilam o dióxido de carbono da atmosfera transformando-o em oxigênio livre, alterando lentamente a composição da atmosfera que, nesse período, era composta basicamente por nitrogênio e vapor de água. São deste período os fósseis mais antigos da terra.


[pic]
(Deriva Continental)

-A Crosta já formada seestrutura.
-Aparecimento de um oceano planetário.
-Formação dos continentes e um processo primordial da deriva Continental. 
 
 [pic]
(Estromatólitos) 

-Processos bioenergéticos: Procariontes (Arqueobactérias,
-Eubactérias)Atmosfera redutora com pouquíssimo oxigênio.
-Ocorreno final o declínio das Arqueobactérias e aparecem os estromatólitos coloniais.


Proterozóico

O mais longo de todos os Éons durou cerca de 2 bilhões de anos. Já é possível identificar dois super-continentes distintos relativamente estáveis. Embora tenha sido bastante longo, os seres continuaram praticamente inalterados durante esse período, sendo que só nos últimos 30 milhões de anos...
tracking img