Mago da fisica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O experimento apresentado do vídeo trabalha as leis de indução de Faraday e Lenz, utilizando um tubo de acrílico, um tubo de cobre, imã cilíndrico euma peça metálica de mesma massa e diâmetro do imã porém não magnético.
A primeira experiência utiliza um tubo de acrílico, o imã e o objeto cilíndricometálico sendo que ao serem abandonadas na extremidade superior do tubo ambas caem com tempo e velocidade similares.
A segunda experiência utiliza umtubo de cobre, o imã e o objeto cilindro metálico. Ao abandonar o imã na extremidade do tubo de cobre seu tempo de queda é superior se comparado ao tempode queda do cilindro metálico.
Explicação:
O cobre não é um material ferromagnético porém quando o professor abandona o imã para que o mesmo passeatravés do tubo ele cria um campo magnético pelo interior do tubo e considera que cada anel do tubo se comporte como uma bobina em espira, assim é tido umcampo magnético variável devido o imã estar descendo pelo tubo gerando uma força eletromotriz induzida de acordo a Lei de Faraday que por sua vezprovoca uma corrente elétrica pelo motivo do circuito ser fechado, a corrente elétrica induzida obedece a Lei de Lenz criando um campo magnético que secontrapõe ao que o originou, desta forma criando uma força magnética para cima. Temos então a força peso puxando o imã para baixo e uma força magnética paracima e resultante das forças é zero isto faz com que o imã ao ser solto dentro do tubo tenha uma resultante igual a zero e caia com movimento uniforme.
tracking img