Geologia petro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 47 (11647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

TÓPICOS

➢ PALESTRAS:MOTIVACIONAL, COMPORTAMENTAL,
A VALORIZAÇÃO DO TEMPO OFF SHORE.
➢ QUEM É QUEM NUMA MODERNA PLATAFORMA DE PETRÓLEO.

➢ A INDÚSTRIA PETROLÍFERA E O MEIO AMBIENTE.

➢ GESTÃO INTEGRADA SMS. ( ISO 14.000 / BS 8800 / ISM CODE)

➢ NOÇÕES DE SEGURANÇA NO TRABALHO OFF SHORE.( EPI,PT. AREA
CLASSIFFICADA.)➢ BRIEFING NA PLATAFORMA.

➢ CONVERSÃO DE UNIDADES .

1- QUEM É QUEM NUMA MODERNA PLATAFORMA DE EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO

1.1 - A Equipe de Engenharia de Poços

É constituída por grupos de especialistas que embarcam em determinadas fases da construção ou manutenção do poço de petróleo e desembarcam assim que terminam seus trabalhos, abrindo vagas para especialistas da próximafase. Tais especialistas, coordenados pelo Engenheiro Fiscal (company man) cuidam do acompanhamento geológico, equipamentos de cabeça de poço, perfuração direcional, perfilagem, revestimento, cimentação, canhoneio de revestimento, avaliação de formação, instalação de colunas de produção, instalação de equipamentos submarinos, operações com slick line, operações com coiled tubing, etc. Boa partedestes técnicos trabalha em regime de sobreaviso com altas cargas de trabalho. É comum que os técnicos que fazem a instalação final da cabeça do poço (árvore de natal seca ou molhada) recebam a delegação do comando em certos momentos. Entretanto, em caso de dúvidas voltem a recorrer ao engenheiro fiscal.

A equipe de ROV (Remoted Operated Vehicle) O robô submarino é imprescindível paraoperações que exigem imagem da cabeça do poço ou acionamento de válvulas e outros dispositivos nesta. A equipe normalmente é constituída por: supervisor, um piloto e um técnico encarregado do guincho de descida e subida do robô. A manutenção rotineira é feita pela própria equipe, só embarcando especialistas em casos excepcionais. A equipe de ROV em uma UPM trabalha em regime de sobreaviso, alternandoperíodos sem operações, com exeção do mergulho diário de teste, com períodos de trabalho intenso. Assim, ocorrem situações em que a equipe chega a trabalhar mais de 24h contínuas. Esta é a razão pela qual as equipes de ROV preferem trabalhar em navios de serviços de mergulho e de ROV, onde duas equipes se revezam em dois turnos de 12 horas por dia, evitando assim, a alternância entre sobrecarga detrabalho e monotonia. Exige-se da equipe conhecimentos em várias áreas como mecânica, eletrônica, hidráulica, transmissão de dados e um grande treinamento e habilidade na operação do veículo, que por sua vez exige visão espacial e habilidades manuais excepcionais.

1.2 – A EQUIPE DE Gerentes e Supervisores (sTAFF) (supervisores, capitão, bargemaster, encarregado de perfuração, chefes de manutenção):as pressões econômicas (as taxas diárias são altas), a complexidade deste tipo de unidade de serviços, a aplicação de tecnologias de ponta, a gestão de pessoas em um ambiente confinado e de alto risco, relacionamento com pessoas de diferentes nacionalidades, níveis de educação e cultura e a consciência de que existem pontos fracos nos sistemas físicos e humanos, são alguns dos aspectos que tornamo trabalho dos gerentes e supervisores constantes desafios. O relacionamento com o representante da contratante (company men) é citado como fator de estresse. Os gerentes e supervisores trabalham em regime de turno do tipo sobreaviso com jornadas sempre superiores a 12 horas.

O trabalho do Técnico de Segurança (safety man): o técnico de segurança faz parte do grupo batizado de staff a bordo,juntamente com o enfermeiro e os rádio-operadores, uma vez que suas funções são específicas da área de segurança industrial, também atua como um intermediário entre a gerência a bordo e os demais trabalhadores. Tem por funções avaliar e controlar os riscos a bordo, elaborar planos de prevenção de riscos e acidentes, promover treinamento e campanhas de conscientização e coordenar todos os...
tracking img