Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2456 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O clima e as paisagens vegetais:
(slide2) O ciclo da água e o movimento do ar na atmosfera resultam do aquecimento desigual da terra. A energia solar e a umidade são transportadas de uma região a outra. No entanto, algumas áreas absorvem mais energia solar, outras recebem mais ventos, e outras, ainda, mais umidade. Fatores como relevo, correntes marítimas, presença de vegetação e de áreasurbanizadas também interferem, com mais ou menos intensidade, nessas variações. Assim, a combinação de diferentes possibilidades dá origem, em escala local ou regional, a tipos climáticos muito diversificados, embora, em escala planetária, possam ser definidos alguns tipos climáticos mais genéricos.
A distribuição da cobertura vegetal no globo terrestre também depende de uma série de fatores, como oclima, tipo de solo, latitude e altitude. Esse conjunto de fatores combinados forma paisagens vegetais diferenciadas, compondo domínios morfoclimáticos e fitogeográficos.
(slide3)O clima, porém, é um dos fatores mais importantes na distribuição da vegetação, atuando por meio de elementos como umidade, calor, radiação solar, ventos e amplitude térmica. Quanto mais úmido é o clima, maior équantidade de espécies vegetais. Algumas plantas resistem a temperaturas muito altas ou muito baixas; entretanto, poucas espécies se adaptam à drástica variação de temperatura durante o ano.
O relevo modifica o clima, e a cada nível de altitude corresponde um tipo de vegetação. As formações vegetais podem ser divididas em formações arbóreas e formações arbustivas e rasteiras.

Tipos de clima(slide4)O clima equatorial ocorre em áreas próximas ao Equador com baixas altitudes, apresenta temperaturas elevadas e pouca amplitude térmica anual.
A faixa intertropical, situada entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio, caracteriza-se pela presença de climas quentes, como o clima tropical árido (ou clima semiárido), com chuvas escassas e mal distribuídas e temperaturas muito elevadas.(slide5)O clima desértico, tanto o quente como o frio, apresentam as menores precipitações e grande amplitude térmica diária. O clima temperado continental apresenta inverno rigoroso e grande amplitude térmica anual. O clima mediterrâneo tem verões quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. O clima subtropical tem verões moderadamente quentes e invernos amenos, com maiores precipitações. Os climastemperados ocorrem em latitudes superiores a 35°C.
(slide6)No clima polar as temperaturas podem chegar a -35°C no inverno, e no verão não ultrapassam os 10°C. O clima frio aparece em latitudes superiores a 45°C. O clima frio de montanha varia bastante de acordo com a altitude: quanto mais alto, mais frio.

(slide7)Os solos e a vegetação
Em muitos casos, um mesmo tipo de clima pode dar origem adiferentes tipos de vegetação. Essa variedade se deve às características do solo e à maior ou menor presença de nutrientes de matéria orgânica e de água.
O solo resulta de partículas desagregadas das rochas, misturadas ao material orgânico em decomposição, chamado húmus.
Em geral os solos estão dispostos em camadas mais ou menos horizontais, denominadas horizontes do solo.
O perfil do solo éum esquema no qual são representados os horizontes do solo, desde a rocha pouco intemperizada até a superfície.
O processo de transformação da rocha matriz em solo pode demorar até 12.000 anos para se completar.
(slide8)As origens do solo destacam-se os solos eluviais, que se formam no próprio local, onde a rocha se decompôs. E os solos aluviais, que se constituem por acúmulo de sedimentos epartículas transportados a grandes distâncias pela força das águas e dos ventos.
(slide9)Os solos mais escuros são os de mais alto valor para a agricultura, pois apresentam grande quantidade de matéria orgânica. Os mais claros indicam a ausência desses elementos, que funcionam como nutrientes. Os solos avermelhados ou amarelados indicam a presença de óxido de ferro.A textura do solo é a...
tracking img