Radiologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1206 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Diagnóstico por imagem é uma especialidade da medicina que se utiliza de técnicas da engenharia para identificar doenças e distúrbios. A parceria entre os médicos, físicos e engenheiros, foi desiciva para o desenvolvimento de máquinas que utilizam radiações ionizantes como matéria-prima, para a formação de imagem que auxiliam no diagnóstico e tratamento de várias doenças.
A principallimitação à maior utilização da medicina nuclear é o custo. No entanto é impossível observar muitos processos fisiológicos de forma não invasiva sem a medicina nuclear.
Uma das mais importantes radiações utilizadas dentro do diagnóstico por imagem é o raios-X, que foi descoberto em 1895 por Wilhelm Conrad Roentgen, na Alemanha. Trabalhando com uma válvula de Hittorf no interior da qual haviasido feito vácuo. A existência de uma atmosfera rarefeita no interior da ampola foi decisiva para que Roentgen tivesse produzido os raios X.
Num tubo de raios-X, a maioria dos elétrons incidentes sobre o alvo perde sua energia cinética de modo gradual nas inúmeras colisões, convertendo-a em calor.
Hipócrates foi o primeiro a usar a palavra diagnóstica, que significa discernimento, formada doprefixo dia, através de, em meio de + gnosis, conhecimento. Diagnóstico, portanto, é discernir pelo conhecimento.
       

DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
Antigamente conhecida apenas por Radiologia, hoje a especialidade é chamada de Diagnóstico por Imagem, porque nas últimas décadas surgiram métodos de exames bastante diferentes da radiologia convencional (RX). Foram inventados os aparelhos/métodos deultra-sonografia (US), tomografia computadorizada (TC) e ressonância magnética (RM). E todos esses métodos fazem parte do aprendizado, especialização e trabalho do radiologista contemporâneo.
Diagnóstico por imagem ou radiologia é uma especialidade médica que se ocupa do uso das tecnologias de imagem para realização de diagnósticos. No Brasil o Conselho Federal de Medicina reconhece a especialidadepelo nome de "Radiologia e Diagnóstico por imagem”.
A primazia de realizar a primeira radiografia no Brasil é disputada por vários pesquisadores. Como a história não relata dia e mês conclui-se que as diferenças cronológicas sejam muito pequenas. Esses pesquisadores pioneiros no Brasil são Silva Ramos em São Paulo; Alfredo Brito na Bahia; Francisco Pereira Neves no Rio de Janeiro e físicos doPará.
USO E APLICAÇÃO
A radiação sai do equipamento, atravessando o corpo do paciente e formando imagens, captada por película foto sensível. É um método frequentemente utilizado como procedimento inicial para avaliação de várias patologias.
Os raios X são produzidos quando elétrons negativos (alta velocidade) bombardeiam um anteparo e são freados subitamente ao repouso. Isso acontece dentro de umpequeno envoltório de vidro a vácuo chamado de ampola de raios X.
O diagnóstico por imagem é utilizada para identificar diversas patologias, mas este não é usado apenas para diagnosticar possíveis doenças como também para ver a saúde de um bebê quando ainda estiver em formação.
VANTAGENS E DESVANTAGENS
Vantagens
A simplicidade do procedimento, o baixo custo, a rapidez e a tradição doconhecimento científico baseado em dezenas de anos são as grandes vantagens desse método. A grande novidade é a digitalização das imagens que substitui o filme de raios-X convencional. Esse método permitiu ainda o arquivamento de todas as imagens e dados dos pacientes.
O processamento da imagem digital possibilita a exibição detalhada do membro em toda a sua extensão, ou seja, uma imagem anatômica que vaidesde a linha de pele até a parede torácica, sem haver perda de contraste e definição. Este recurso é denominado equalização dos tecidos.
A tecnologia dos raios X permite que os médicos vejam através dos tecidos humanos e examinem, com extrema facilidade, ossos quebrados, cavidades e objetos que foram engolidos.
Desvantagens
Necessidade de grande capacidade da memória nos computadores;
Na...
tracking img