Geografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (267 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONFLITOS ARMADOS NO MUNDO
Os conflitos armados sempre existiram na história da humanidade: nos primórdios, entre tribos; com o passar do tempo, entre Estados, porém hátambém enfrentamentos bélicos entre grupos rivais no interior de um país, ou seja, guerra civil.Nem sempre é possível fazer uma classificação clara dos conflitos armados.Muitas vezes, uma guerra tem características múltiplas: pode envolver grupos étnicos diferentes (de um ou mais países), dois ou mais Estados beligerantes ou forças deocupação estrangeira e grupos guerrilheiros, que, por sua vez, podem usar métodos terroristas.
Logo que terminou a Guerra Fria houve um aumento dos conflitos armados: em1990 ocorreram 56 guerras. De lá para cá houve uma redução, entretanto, em 2007, ainda havia 34 guerras em andamento, a maioria ocorrendo em países pobres da Ásia e daÁfrica.
O terrorismo tem gerado grande preocupação em governos e cidadãos de diversos países, principalmente nos desenvolvidos que sofreram com ataques, sobretudo após 11 desetembro de 2001.
TERRORISMO E GUERRILHA : AMÉRICA DO SUL
Na América do Sul, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regimede inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem
ataques diversos, assassinatose seqüestros. Na Ásia, a Al Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos,os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center.
tracking img