Geografia do brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Ensino João Almeida

Classificação do Relevo Brasileiro

Esperantinópolis
03/08/11
Centro de Ensino João Almeida

Classificação do Relevo Brasileiro

Alunas: Raquel Cardoso e Patrissandra Corrêa

Esperantinópolis
03/08/11

A Geografia e o fruto da essência que predomina nesse perfeito universo.

(Mariana Gueiros)
Classificação do Relevo Brasileiro visão de Aroldo deAzevedo, Aziz ab’ Saber Jurandyr Ross.

Uma das primeiras classificações feitas no Brasil sobre o relevo do país começou a ser produzido nos anos de 1940 pelo geógrafo e geomorfólogo brasileiro Aroldo de Azevedo. Professor da USP, Aroldo publicou seu trabalho em 1949. A classificação baseava-se no critério da altimetria que dividia o Brasil em planícies, áreas de até 200 metros de altitude, eplanaltos, áreas superiores a 200 metros de altitude.

Aroldo baseou seu trabalho nas informações produzidas sobre o território até então e em trabalhos de campo onde partiu para a observação direta do relevo. Ele dividiu o Brasil em quatro planaltos e quatro planícies. Os planaltos são:

Planalto das Guianas
Planalto Atlântico
Planalto Central
Planalto Meridional

As planícies são:Planície Amazônica
Planície do Pantanal
Planície Costeira
Planície do Pampa ou Gaúcha

Veja o mapa com a classificação de relevo de Aroldo de Azevedo:


No final dos anos de 1950 surgiu uma nova classificação de relevo para o Brasil, elaborada pelo geógrafo e geomorfólogo Aziz Nacib Ab'Sáber. Também professor da USP, Ab'Sáber elaborou uma classificação mais complexa do que a de seuantecessor. Introduziu a abordagem morfoclimática, que considera os efeitos do clima sobre o relevo. Identificam-se sete planaltos e três planícies na classificação de Aziz. Os planaltos são:

Planalto das Guianas
Planalto Central
Planalto Meridional
Planalto Nordestino
Planalto do Maranhão-Piauí
Planalto Uruguaio Sul-Rio-Grandense
Serras e Planaltos do Leste e Sudeste

As planícies são:Planície Amazônica
Planície do Pantanal
Planície Costeira

Veja o mapa com a classificação de relevo de Aziz Ab'Sáber:


Em 1989 foi divulgada a nova classificação de relevos do Brasil elaborada pelo professor Jurandyr Ross, do Laboratório de Geomorfologia do Departamento de Geografia da USP. Ele usou no seu trabalho os dados produzidos pelo Projeto Radam Brasil.
Esse projeto, que se restringiaao mapeamento por radar da Amazônia, foi ampliado para todo o Brasil em 1975. No levantamento dos dados foi utilizado o avião Caravelle que sobrevoou o país a uma altitude média de 12 km e a uma velocidade média de 690 Km/h. O professor Jurandyr Ross fez parte da equipe do Radam Brasil.
A nova classificação, com 28 unidades de relevo, considerou, além das características morfoestruturais(estruturas geológicas) e morfoclimáticas, as características morfoesculturais do relevo, ou seja, a ação dos agentes externos. E introduz o conceito de depressão, inexistente nas classificações anteriores.
As depressões são formas de relevo que apresentam altitudes mais baixas do que as existentes ao redor, já que elas circundam planaltos. Nas áreas de contato entre os planaltos e as depressões,costumam surgir escarpas quase verticais, demonstrando o efeito da erosão diferencial. Os sedimentos erodidos constituem a estrutura aplanada das depressões enquanto as rochas resistentes à erosão constituem os planaltos. No Brasil, existem 11 depressões e elas são divididas nos três grupos a seguir:
Depressão Periférica: estabelecidas nas regiões de contato entre estruturas sedimentares e cristalinas.Depressão Interplanáltica: estabelecidas em áreas mais baixas em relação aos planaltos que as circundam.
Depressão Marginal: margeiam as bordas de bacias sedimentares, esculpidas em estruturas cristalinas.
Os planaltos, segundo a classificação de Jurandyr Ross, correspondem às estruturas que cobrem a maior parte do território e são consideradas formas residuais, ou seja, constituídas por...
tracking img