Geografia de mt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GEOGRAFIA DE MT
GEOGRAFIA

• O Estado se localiza na região Centro-oeste do território brasileiro. Mato Grosso ocupa uma área de 903.357km², sendo o terceiro maior em extensão territorial do país. É o único a possuir características dos três biomas: Pantanal, Cerrado e Amazônia.

1

2

CLIMA
• A grande extensão territorial de Mato Grosso lhe confere uma grande diversidade de tiposclimáticos. O Estado compreende seis tipos de clima, a saber: Clima Tropical Monçoico Clima Tropical de Savana Clima Tropical de Savana com primavera quente Clima Tropical de Pantanal Clima Tropical de Altitude Clima Tropical com verão chuvoso

Tropical Monçoico (AM)
Abrange os municípios de Aripuanã, Alta Floresta, Porto dos Gaúchos, Colíder, Luciara e parte dos municípios adjacentes. Este climaapresenta uma temperatura média anual em torno de 25o C e precipitação pluviométrica anual superior a 2.000 mm. O período de maior incidência de chuvas verifica-se de setembro a março.

• • • • • •

3

4

Tropical de Savana (AW)
Ocupa extensa área na região norte do Estado e ainda abrange os municípios de Barra do Garças, Cuiabá, Acorizal, Nobres, Rosário Oeste, Alto Paraguai e municípioscircunvizinhos. A precipitação pluviométrica varia de 1.137 mm (Cuiabá) a 2.200mm (Alto Garças), apresentando um período seco de abril a setembro e outro chuvoso de outubro a março. A temperatura média anual das mínimas oscila nos meses de junho e julho, enquanto a média das máximas em agosto e setembro, varia de 25oC a 30oC.

Tropical de Savana com Primavera Quente
Abrange o município deNortelândia e parte dos municípios de Alto Paraguai, Arenápolis, Barra do Bugres e Diamantino, além dos municípios adjacentes. A temperatura média é de 24oC, com média anual das mínimas em torno de 20oC e a das máximas em torno de 30oC. Recebendo a influência do clima tropical Monçóico, apresenta precipitação pluviométrica anual de 1.700 mm.

5

6

1

Tropical do Pantanal
• É o clima da regiãode mais baixa altitude do Estado, onde estão situados os municípios de Cáceres, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Barão de Melgaço, Santo Antônio do Leverger e parte de Itiquira. • As temperaturas médias anuais das máximas e das mínimas situam-se em torno de 32oC e 20oC, respectivamente. A precipitação pluviométrica anual gira ao redor de 1.091 mm.

Tropical de Altitude
Este tipo climáticocompreende os municípios de Dom Aquino, Poxoréo, General Carneiro, Tesouro, Torixoréo e parte dos municípios adjacentes. Apresenta um período quente e úmido nos meses de outubro a março e outro frio e seco, de abril a setembro. A precipitação pluviométrica anual em alguns municípios atinge mais de 2.500 mm, diminuindo no período frio. A média das temperaturas máximas é de 30oC e das mínimas de 17oC.8

7

Tropical com Verão Chuvoso
Enquadram-se nesse tipo de clima os seguintes municípios: Ponte Branca, Alto Garças, Alto Araguaia, Araguainha e parte dos municípios adjacentes. O período das chuvas ocorre de setembro a março, sendo que os maiores índices pluviométricos verificam-se nos meses de novembro a fevereiro, quando se registram as mais altas temperaturas. No inverno, diminui oíndice pluviométrico e a temperatura.
9

RELEVO
• Em Mato Grosso são encontradas as seguintes grandes unidades de relevo: Altos Planaltos Planaltos Rebaixados Depressões Planícies Fluviais

10

Altos Planaltos
Os Altos Planaltos formam um conjunto de relevos elevados que se distribuem descontinuamente pelo Estado, localizando-se, todavia, mais contundentemente ao sul, constituindo o divisorcom a Bacia do Paraná, caso da Chapada dos Parecis. Essa feição também responde pelos divisores entre as sub-bacias da região, como por exemplo, dos rios Xingu e Araguaia. O relevo toma geralmente a forma tabular, em cristais e em colinas, onde aparecem residualmente formas de pontões. A altimetria varia geralmente entre 150 e 400 m., com dissecação em forma de crista e colinas de topo...
tracking img