Surgimento de behaviorismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1863 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Behaviorismo surge nos Estados Unidos com Watson que, em 1913,inaugurou uma nova disciplina, por assim dizer, enquanto professor na John Hopkins University, nos Estados Unidos. Em publicação na época, ele define sua postura teórica; "A Psicologia como a entende o behaviorista, é um ramo das ciências naturais, puramente experimentais e objetivo. Seu objetivo teórico é a predição eo controle do comportamento." (Watson, 1913).
Para ele o Behaviorismo era, então, uma Psicologia experimental, objetiva, científica e determinista, cuja única fonte seria o comportamento diretamente observável. Segundo os preceitos behavioristas, a aprendizagem ocorre por condicionamento operante e clássico, sendo que alguns comportamentos são mais facilmente adquiridos pelo primeiro tipo decondicionamento e outros pelo segundo.
O Behaviorismo norte-americano desenvolveu-se com o firme propósito de compreender o ser humano a partir do comportamento expresso. O trabalho de Pavlov está na origem do Behaviorismo watsoniano, mas o desenvolvimento dos paradigmas behavioristas deve-se, essencialmente, aos norte-americanos. As questões colocadas por Pavlov eram de outra natureza e não negavama existência de processos internos. Através das influências das obras de Pavlov e Watson, Burrhus Frederic Skinner, um eminente psicólogo contemporâneo, passou a estudar o comportamento operante, no qual desenvolveu uma intensa atividade no estudo da psicologia da aprendizagem.
Nenhum pensador ou cientista do século 20 levou tão longe a crença na possibilidade de controlar e moldar ocomportamento humano como o norte-americano Burrhus Frederic Skinner. Sua obra é a expressão mais célebre do behaviorismo, corrente que dominou o pensamento e a prática da psicologia, em escolas e consultórios, até os anos 1950.
O behaviorismo restringe seu estudo ao comportamento (behavior, em inglês), tomado como um conjunto de reações dos organismos aos estímulos externos. Seu princípio é que só épossível teorizar e agir sobre o que é cientificamente observável. Com isso, ficam descartados conceitos e categorias centrais para outras correntes teóricas, como consciência, vontade, inteligência, emoção e memória – os estados mentais ou subjetivos.
O conceito-chave do pensamento de Skinner é o de condicionamento operante, que ele acrescentou à noção de reflexo condicionado, formulada pelo cientistarusso Ivan Pavlov. Os dois conceitos estão essencialmente ligados à fisiologia do organismo, seja animal ou humano. O reflexo condicionado é uma reação a um estímulo casual. O condicionamento operante é um mecanismo que premia uma determinada resposta de um indivíduo até ele ficar condicionado a associar a necessidade à ação. É o caso do rato faminto que, numa experiência, percebe que o acionar deuma alavanca levará ao recebimento de comida. Ele tenderá a repetir o movimento cada vez que quiser saciar sua fome.

Desenvolvimento

Skinner realizou a maioria de suas experiências com animais inferiores, principalmente o Rato Branco e o Pombo. Desenvolveu o que se tornou conhecido por "Caixa de Skinner" como aparelho adequado para estudo animal. Tudo o que estiver à mão de semear ésusceptível de ser controlado e condicionado. Pombos, homens, ratos, pouco importa. Ao fim e ao cabo todos eles, per se, podem ser livremente condicionados na caixa de Skinner. A propósito, as crianças – fazendo lembrar o bebê Albert nas mãos do seu direto antecessor – tornam-se o material perfeito para moldar. Tal como numa linha de montagem, elas podem ser condicionadas, passo a passo, sendo cadaresposta correta seguida de reforço, até atingirem formas complexas de comportamento. Para tal, desenvolveu e testou a sua primeira‘máquina de ensino’, nos anos 50, e como resultado teve o crédito de criar uma revolução na tecnologia educativa. Skinner, como comportamentalista que se preze, não está minimamente interessado no que se passa no interior do organismo. O conhecimento é aquilo que é...
tracking img