Geocentrismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (990 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal da Paraíba
Universidade Aberta do Brasil
Centro de Educação
Curso de graduação em Ciências Naturais a Distância
Disciplina: Ciências Naturais I
Prof.ª: Cristina CrispimAluno: Aramis Galvão Mendes de Araújo

Geocentrismo e Heliocentrismo

Geocentrismo
O Geocentrismo baseava-se na hipótese de que a terra seria o centro do universo, ou seja, a terra estaria paradano meio do universo e todos os corpos celestes (incluindo o sol), giravam a seu redor.
Contexto filosófico
Na Grécia Antiga, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) já defendia a ideia de que o Universoseria um enorme círculo finito, sendo que a Terra estaria no centro desse círculo. Para ele, existiriam 9 esferas girando em torno da Terra.
Os filósofos gregos haviam percebido que, embora o mundofosse formado por objetos dos mais distintos, havia algo de comum na matéria que os compunha. Dessa forma, por exemplo, uma árvore e uma tábua, se fossem divididas diversas vezes até se obter uma partediminuta, resultaria em uma mesma matéria. O mesmo ocorria, por exemplo, entre espada e corrente. Desta forma, começa a surgir a teoria atômica, que afirmava que tudo o que havia na natureza, sedividido na menor parte possível, chegaria a uma matéria primordial da qual tudo o que existia era feito. Tal matéria recebia o nome de "indivisível" ou átomo (do grego a = não, tomo = divisão).
Começouentão uma espécie de corrida filosófica para descobrir que material era esse tal átomo. Uma serie de soluções foram apresentadas.
• Por exemplo, a água, pois da água se faz ar (vapor de água) se fazblocos sólidos (gelo), etc. Mas da água seria impossível criar, por exemplo, fogo.
Já o filosofo Empédocles de Agrinito propôs uma solução diferente, onde havia quatro elementos primordiais, e nãosomente um. Esses quatro elementos seriam: Terra, Água, Fogo e Ar. Eles nunca se misturavam com o seu oposto (terra - ar) (fogo - água), mas poderiam misturar-se entre si, como água e terra formavam...
tracking img