Geo africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (775 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
I- Introdução
A África é um país que sofreu muito nas mãos dos europeus,é graças a herança maldita deles que a áfrica encontra se muito mal financeiramente e culturalmente.
II - Aspectos Naturaisda África
Relevo: O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas.Quase toda extensão do território é contituida por planaltos que são bastantes planos, pois em razão do constanteprocesso de erosão,desenvolvido ao longo de milhares de anos.
As áreas de relevo mais elevadas,encontram-se nas partes mais periféricas do território onde se destaca a Cadeia do Cabo.
Hidrografia:na África existem diversos rios,lagos entre outros.Os mais conhecidos são o Nilo,o Niger,o lago Vitória.
A maioria dos rios correm por áreas planálticas,assim elas ganham velocidade por consequênciadistos o transporte hidroviario se torna praticamente impossivel.Por outro lado favorece as hidrelétricas.
Vegetação:A vegetação é constituida por Savanas e florestas equatorial.Na savana é onde seencontram o leão a girrafas,entre outros animais e nas florestas é onde se encontram as aves e os répteis.
Clima: Por causa de sua localização a África tem uma grande diversidade de climas,como:
ClimaEquatorial:encontra-se na parte central do continente,onde suas temperaturas ficam em média entre os 22°C e os 2C°C
Clima tropical: predomina-se ao redor das áreas equatoriais e as temperaturasficam na mesma média do clima equatorial
Clima desértico: predomina-se em um terço do território é onde se encontra o Saara.
Clima subtropical:está situado no no hemisfério norte e lá se encontra astemperaturas mais amenas o clima varia entre 15°C e 20°C

III-Processo Histórico
Colonização: Um dos principais motivos do continente africano ser subdesenvolvido é a forma de exploração e ocupaçãoque foi feita por lá.Por muito tempo só srviu como ponto de apoio para chegar a India e como explorar a mão de obra negra.
No século XIX já havia dado o início o processo de industrialização com...
tracking img