Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 63 (15648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA PADRE REUS
BIOLOGIA (3ª série-Tarde)) Prof. Carlos

GENÉTICA
Os princípios básicos da genética foram estabelecidos por Gregor Mendel (1822-1884) um monge tcheco, nascido na Morávia (Áustria), hoje República Tcheca, trabalhando com ervilhas, com as quaisfez vários cruzamentos.
É a ciência que estuda os fenômenos de hereditariedade, que explica as semelhanças observadas entre pais e filhos ou entre indivíduos de uma mesma linhagem. A hereditariedade estuda o mecanismo de transmissão dos caracteres de uma espécie passados de uma geração para outra.

CONCEITOS BÁSICOS

Cromossomos: Cordões curtos e grossos que contêm os genes.Cromossomos homólogos: possuem genes para os mesmos caracteres, e esses genes tem localização idêntica nos dois cromossomos. Desta forma, cromossomos homólogos apresentam mesma forma, estrutura e tamanho. Cada um dos cromossomos (um paterno e outro materno) que formam par nas células diploides.

Cromossomos heterólogos ou não-homólogos: são aqueles que não possuem genes correspondentes, consequentementeforma, estrutura e tamanhos diferentes.

Gene ou gen: Gene: é um pedaço de DNA cromossômico capaz de determinar a síntese de uma proteína. As características hereditárias de qualquer ser vivo são condicionadas pelas instruções inscritas nos genes que cada indivíduo recebe de seus pais. É a unidade de potencial hereditário existente no cromossomo, que condiciona o aparecimento de um determinadocaráter. É a porção do cromossomo responsável pela determinação de uma característica.

Genes alelos: também chamados de alelomorfos; são genes responsáveis pela herança de um determinado caráter e que ocupam o mesmo lugar (lócus) nos cromossomos homólogos.

Lócus: é o local do cromossomo onde se situa cada gene.

Gene dominante: é o gene cuja ação predomina sobre o seu alelo, determinando amanifestação do caráter pelo qual é responsável. (representado por uma letra maiúscula)

Gene recessivo: é o gene cuja ação é impedida pelo seu alelo. (representado por letra uma minúscula).

Homozigoto: também chamado de homozigótico ou puro, é aquele indivíduo que apresenta células somáticas com um par de genes alelos idênticos para um mesmo caráter.

Heterozigoto: também chamado deheterozigótico ou híbrido, é aquele indivíduo que apresenta as células somáticas com um par de genes alelos diferentes para um mesmo caráter.

Genótipo: é a constituição genética do indivíduo, representada pela combinação de letras que simbolizam os genes representados.

Fenótipo: é a aparência externa do indivíduo, resultante da interação do genótipo com o meio ambiente.

Genoma: é o conjunto degenes de um organismo. Calcula-se que na espécie humana o genoma tenha cerca de 100 mil genes.

Cariótipo: número, forma e tamanho dos cromossomos de uma célula.

Geração paterna ou parental(P): são os indivíduos usados no cruzamento inicial, os genitores.

Primeira geração (F1): são os indivíduos resultantes do cruzamento inicial, os descendentes da geração paterna.

Segunda geração(F2):são os descendentes do cruzamento dos indivíduos da F1.

Obs.: No indivíduo heterozigoto, indica-se primeiro a letra da manifestação dominante e, só depois, a letra da manifestação recessiva. Ex.: Dd
A letra preferível deve ser a inicial da manifestação recessiva. Ex.: na característica cor da semente em ervilhas, amarela é dominante sobre verde, então deve-se utilizar a letra v para indicar acaracterística, sendo V para amarela e v para verde.




NOÇÕES DE PROBABILIDADE


Em genética devemos resolver vários problemas e isto nos leva a prever o acontecimento de determinados fatos ou eventos, o que implica no conhecimento de algumas leis de probabilidade.
Vamos considerar os exemplos seguintes:

1º- Uma moeda possui duas faces, cara e coroa.
Imagine que em 100...
tracking img