Generos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (661 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Nos dois primeiros subtítulos “gêneros textuais como práticas sócio-históricas” e “Novos gêneros e velhas bases” parte do princípio que os gêneros textuais “são fenômenos históricos profundamentevinculados à vida cultural e social”. Entende-se que enquanto indivíduos imersos em uma dada sociedade ou cultura desde a tenra idade têm-se contato com formas estruturais diversas que estão diretamenteligadas às necessidades do contexto social.
Essas estruturas se denominam gêneros textuais e “são entidades sócio-discursivas e formas de ação social incontornáveis em qualquer situaçãocomunicativa”, pois delas dependem todo o processo de comunicação humana, pois permite estabilidade, além de integralizar os indivíduos por meio de um sistema o qual fora criado em âmbito coletivo.
Por seencontrarem “emparelhadas as necessidades e atividades socioculturais” por serem seu produto, assim como a própria sociedade sofreram um processo de transformação. Nesse contexto, os gêneros textuais tambémestão em consonância com as mudanças temporais e sociais, logo se modificam buscando atender as novas necessidades que exigem a sua modificação. Assim, não são instrumentos “estanques” “são eventostextuais altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos”.
Surge-se novas formas discursivas que não são “criadas do nada”, mas que se “ancoram em formas já existentes” para se equipararem a nova realidadetecnológica.
O autor para exemplificar cita vários exemplos, mas destaca o do gênero e-mail que se ancorou no gênero carta para compor sua estrutura, “forma inovadora, mas não nova”.
O autor depoisdestas explicações iniciais sobre os gêneros enfoca em discussão três  termos que são usadas indistintamente, de maneira errônea pelas pessoas, as noções de tipos textuais  de gêneros textuais e domíniodiscursivo.
Tipos textuais se tratam do material lingüístico, ou seja, de elementos “contextuais” concretos que permitem uma análise, não empíricos. São sempre formatados do mesmo jeito, não são...
tracking img