Gelol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO


GEL REVULSIVO


Revulsivo orgânico volátil, age produzindo ação local irritante, com efeitos indiretosde atividade à distância sobre estruturas somáticas (músculos), serosas, articulações, vísceras e deestimulação reflexa dos centros bulbares. Provoca analgia e hiperemia nas regiões cutâneas em que éaplicado, inervadas pelo mesmo segmento do sistema nervoso central.
Possui açãoirritante cutânea, revulsiva, útil nos processos dolorosos de estruturas profundastipo fibrosite, mialgia, lumbago. Produz ainda leve anestesia local. Causando uma sensação de frio por estimulo especifico dos receptores.(ANVISA)







Palavras-chave:GEL REVULSIVO CARBOPOL
1 INTRODUÇÃO
Os géis têm sido muito usados como bases dermatológicas pois possuem bom espalhamento, sãonão-gordurosos e podem veicular vários princípios ativos hidrossolúveis e lipossomas. São mais usados para as peles mistas ou oleosas. O gel-creme são emulsões contendo alta porcentagem de fase aquosa e baixíssimo conteúdo óleos, estabilizadas pôr colóide hidrófílico. São também chamados de cremes oil-free. Trata-se de uma preparação que tem sido largamente utilizada, pois em um gel-creme é possível veicularsubstancias lipossolúveis, tais como filtros solares, princípios ativos oleosos, sem que o produto final deixe na pele uma sensação gordurosa. Podem ser usados em todos os tipos de pele.Existem várias substâncias que podem formar géis sendo que as mais empregadas como bases em cosmiatria são: o polímero carboxivinílico (Carbopol 940) fornecido na forma ácida e neutralizado durante a preparação comuma base, gerando géis com maior viscosidade e pH entre 6,5 e 7,5; e a hidroxi-etil-celulose(gel de Natrosol) que em concentração adequada intumesce com a água formando géis de consistência média e de carcterística não-iônica.Gel hidrofílico é uma preparação semi-sólida composta de partículas coloidais que não se sedimentam(ficam Dispersas). Geralmente, as substancias formadorars de géis sãopolímeros que, quando dispersos em meio aquoso assumem conformação doadora de viscosidade à preparação.
O gel não iônico é compatível com a maior parte dos ativos hidrossolúveis usados em cosmiatria, como o ácido glicólico, que devido ao seu pH muito ácido é incompatível com o gel de Carbopol.( UNITED STATES HARMACOPEIA (USP). 24 th edithion, NF 20, S2, Rockville: Twinbrook Parkway, p. 655. 2000.)
Afitoterapia, apesar de agregar contingente apreciável de trabalhos realizados e publicados, ainda constitui um vasto campo para pesquisa. O interesse pela fitomedicina vem crescendo, devido à busca de novas alternativas terapêuticas para o tratamento de diversas doenças cujos cuidados baseiam-se no uso de medicamentos que apresentam uma série de efeitos colaterais e muitas vezes aliviamparcialmente os sintomas sem tratar a doença (CALIXTO, 2005; LAPA, 2006).
Assim, o potencial natural encontrado nos países latino-americanos, principalmente no Brasil, aliado à diversidade de compostos bioativos encontrados, especialmente nas plantas superiores, têm atraído a atenção da comunidade científica e das indústrias farmacêuticas que apostam na produção de fitoterápicos como uma indústrialucrativa, uma vez que a utilização de plantas medicinais atinge um público cada vez maior (CALIXTO, 2005). No entanto, o aumento do emprego dos produtos
naturais traz consigo o uso indiscriminado de plantas sem conhecimento fitoquímico, farmacológico e toxicológico, fato preocupante e que chama a atenção dos pesquisadores, já que está acontecendo com a maioria das espécies vegetais consumidas pelapopulação, em todo país (LAPA, 2006).
Entre as várias espécies utilizadas pela população estão as plantas do gênero Polygala que são amplamente distribuídas no litoral brasileiro, sendo encontradas principalmente em zonas costeiras de solos arenosos, da Bahia ao Rio Grande do Sul.
Inúmeros representantes do gênero Polygala contêm altas concentrações de salicilato de metila, que confere odor...
tracking img