Geleiras: o trabalho do gelo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1606 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAP. 16 – GELEIRAS: O TRABALHO DO GELO
Muitas paisagens são esculpidas pelas geleiras. As geleiras erodem vales com paredes abruptas, raspam a superficie do substrato rochoso e arrancam imensos blocos de seus assoalhos rochosos. O gelo transporta imensas toneladas de sedimento, carregando-o na borda de uma geleira, onde é depositado ou carregado adiante pelos rios da agua de degelo. A erosao ea sedimentação glacial afetam: A descarga de agua e a carga sedimentar dos principais sistemas fluviais e a quantidade de sedimentos lançada nos oceanos. Além da erosão e a sedimentação nas areas costeirras e nas plataformas continentais rasas.
1.1 O gelo é um rocha
O gelo glacial forma-se pelo soterramento e pelo metamorfismo do “sedimento” de neve. As geleiras são grandes massas de gelo nasuperficie que mostram evidência de estarem em movimento ou de terem se movido alguma vez. As geleiras de vale formam-se nas frias altitudes das cadeiras montanhosas, onde a neve se acumula, comumente, em vales preexistentes, e fluem declive abaixo pelo substrato rochoso dos vales. As geleiras de vales que fluem nas cordilheiras montanhosas costeiras podem terminar na orla oceanica, onde asmassas de gelo rompem-se bruscamente para formar icebergs. Geleira continental: é um espesso lençol de gelo que cobre grande parte de um continente e move-se de forma extremamente lenta. As calotas de gelo são as massas de gelo formadas nos pólos Norte e Sul da terra. Para um geleira se formar é preciso dois principais requisitos:
* As temperaturas devem ser baixas o suficiente para manter a nevesobre o terreno durante todo o ano.
* A quantidade adequada de neve. A neve e a formação de geleiras necessitam tanto de umidade como de frio.
A neve, logo após precipirta-se são apenas flocos, mas quando eles permanecem no chão, retraem-se e tornam-se graos. Durante essa transformação, a massa de neve compacta-se para formar neve granular densa. A medida que a maior quantidade de neve seprecipita, a neve granular vai aumentando, ficando mais densa e passa a ser chamada de nevado. A quantidade de neve anualmente adicionada a geleira é a sua acumulação.

Quando o gelo se acumula até atingir uma espessura sufieciente para dar inicio ao seu deslocamento, a formação da geleira está completa. A quantidade de gelo que a geleira perde a cada ano é chamada ablação. Existem 4 mecanismosresponsáveis pela perda do gelo: derretimento, desprendimento de iceberg, sublimação e erosão eólica.
Balanço Glacial

Alguns geologos tem até sugerido que os icebergs poderiam ser rebocados atraves dos oceanos, de lugares com abundância de agua para regioes deficitarias.

1.2 Como as geleiras se movem
Quando a espessura do gelo torna-se suficiente para que sua resistencia ao movimento ésuperada pela força da gravidade ela pode se mover, uma vez que se move torna-se uma geleira.


Fluxo plástico: | Deslizamento Basal: |
Deformação plastica que ocorre em rochas soterradas a grandes profundidade. | Deslizamento da geleira ao longo de sua base. |
O movimento ocorre dentro do gelo. | Desliza declive abaixo como se fosse um tijolo sobre uma tabua inclinada. |
Ocorre emregiões acerbamente frias, incluindo a base da geleira. Pode ocorrer em regioes temperadas e quentes, mas é rapidamente dominado pelo deslizamento basal. | Predomina em regiões temperadas. |
Contribui com uma pequena quantidade de calor interno da geleira. | Quando o calor se torna mais intenso, a agua dentro da geleira facilita o deslizamento entre as camadas de gelo. |
FENDAS: A parte superior dageleira (com aprox. 50 m) sofre pouca pressão e como em regioes baixas o gelo se comporta como um solido rigido e fragil que pode ser facilmente rachado. O que ocorrere quando é arrastado por um fluxo plastico de gelo sobreposto. As rachaduras levam o nome de fissuras. Fissuras que quebram a superficie do gelo em vários pedaços (pequenos e grandes). |
Se todas as plataformas de gelo da terra...
tracking img