CAP. 16 – GELEIRAS: O TRABALHO DO GELO
Muitas paisagens são esculpidas pelas geleiras. As geleiras erodem vales com paredes abruptas, raspam a superficie do substrato rochoso e arrancam imensos blocos de seus assoalhos rochosos. O gelo transporta imensas toneladas de sedimento,carregando-o na borda de uma geleira, onde é depositado ou carregado adiante pelos rios da agua de degelo. A erosao e a sedimentação glacial afetam: A descarga de agua e a carga sedimentar dos principais sistemas fluviais e a quantidade de sedimentos lançada nos oceanos. Além da erosão ea sedimentação nas areas costeirras e nas plataformas continentais rasas.
1.1 O gelo é um rocha
O gelo glacial forma-se pelo soterramento e pelo metamorfismo do “sedimento” de neve. As geleiras são grandes massas de gelo na superficie que mostram evidência de estarem em movimentoou de terem se movido alguma vez. As geleiras de vale formam-se nas frias altitudes das cadeiras montanhosas, onde a neve se acumula, comumente, em vales preexistentes, e fluem declive abaixo pelo substrato rochoso dos vales. As geleiras de vales que fluem nas cordilheiras montanhosascosteiras podem terminar na orla oceanica, onde as massas de gelo rompem-se bruscamente para formar icebergs. Geleira continental: é um espesso lençol de gelo que cobre grande parte de um continente e move-se de forma extremamente lenta. As calotas de gelo são as massas de geloformadas nos pólos Norte e Sul da terra. Para um geleira se formar é preciso dois principais requisitos:
* As temperaturas devem ser baixas o suficiente para manter a neve sobre o terreno durante todo o ano.
* A quantidade adequada de neve. A neve e a formação de geleiras necessitamtanto de umidade como de frio.
A neve, logo após precipirta-se são apenas flocos, mas quando eles permanecem no chão, retraem-se e tornam-se graos. Durante essa transformação, a massa de neve compacta-se para formar neve granular densa. A medida que a maior quantidade de neve [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 02). Geleiras: o trabalho do gelo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 02, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geleiras-o-Trabalho-Do-Gelo/600165.html

MLA

"Geleiras: o trabalho do gelo" TrabalhosFeitos.com. 02 2013. 2013. 02 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geleiras-o-Trabalho-Do-Gelo/600165.html>.

MLA 7

"Geleiras: o trabalho do gelo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 02 2013. Web. 02 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geleiras-o-Trabalho-Do-Gelo/600165.html>.

CHICAGO

"Geleiras: o trabalho do gelo." TrabalhosFeitos.com. 02, 2013. Acessado 02, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Geleiras-o-Trabalho-Do-Gelo/600165.html.