GE Nonato 08 02 SEI uni II IN RF BB

2286 palavras 10 páginas
Unidade II

GESTÃO EDUCACIONAL

Prof. Nonato Miranda

Objetivos da unidade II

Os objetivos desta unidade são:
a) conceituar o termo gestão;
b) diferenciar a gestão da administração; pç de g gestão democrática
c)) analisar a concepção no contexto da atualidade;
d) refletir sobre termos como autoridade, autoritarismo e liderança no cotidiano das escolas.

Gestão educacional
 Gestão é uma expressão que ganhou corpo no contexto educacional acompanhando uma mudança de paradigma no encaminhamento das questões dessa área área. Mas o que é isso?
 Vamos buscar algumas informações para compreendermos melhor esse termo.

Origem etimológica da palavra gestão
 Na perspectiva etimológica, a origem da palavra gestão advém do verbo latino gero, gessi, gestum, gerere, cujo significado é levar sobre si si, carregar carregar, chamar para si si, executar, exercer e gerar.
 Desse modo, gestão é a geração de um novo modo de administrar uma realidade, sendo, então, por si mesma, democrática, pois traduz a ideia de comunicação pelo envolvimento l i t coletivo, l ti por meio i da d discussão di ã e do d diálogo. diál Gestão: um conceito contemporâneo
 Portanto, em linhas gerais, a gestão é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação consciente e esclarecida das pessoas nas decisões sobre a orientação e o planejamento de seu trabalho.
 Só isso? Não.

Conceito de gestão
 O conceito de gestão está associado ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.
 Mas como isso acontece?

Conceito de gestão
 Para Souza, a gestão escolar pode ser compreendida como um processo político, de disputa de poder, explicitamente ou não não.  Para Paro (1986), gestão é administração (aqui tratados pelo autor como sinônimos), é a utilização racional de recursos para a realização de

Relacionados

  • Contabilidade intermediaria
    9660 palavras | 39 páginas
  • Meio ambiente
    318445 palavras | 1274 páginas