Gd bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (944 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARBOIDRATOS

(1) Indique se cada um dos seguintes pares de oses é constituído de anômeros, epímeros ou um par aldose-cetose.

a) D-gliceraldeído e dihidroxiacetona.

b) D-glicose e D-manosec) α-D-galactose e β-D-galactose

d) D-glicose e D-frutose

(2) A enzima Glicose Oxidase catalisa a oxidação de B-D-glicose e é altamente específica para o anômero β da glicose, não atuando sobreo anômero β da glicose. A despeito desta especificidade, esta enzima é utilizada clinicamente na dosagem de glicose total (mistura de anômeros α + β) em fluidos biológicos (por exemplo, sanguehumano). Como isto é possível?

(3) Em função da ciclização das hexoses, justifique o fenômeno da mutarotaçcão e a duplicaçào do número de isômeros em relação à estrutura linear.___________________________________________________________

LIPÍDEOS E MEMBRANAS BIOLÓGICAS

(1) Muitos animais dependem da gordura armazenada para obter energia durante seu período de hibernação, durante os períodosmigratórios e outras situações que envolvem ajustes metabólicos radicais (por exemplo, exercícios físicos prolongados). A principal forma de reserva energética nestes animais, incluindo humanos, é ostriacilgliceróis, e não os carboidratos. Porque?

(2) Dadas as afirmativas abaixo sobre membranas, assinalar aquelas que sejam corretas e aquelas que sejam erradas. Justifique as respostas dadas.I - Bicamadas de fosfolipídeos são impermeáveis aos íons sódio e potássio, e à glicose. Portanto, as membranas celulares não permitem a entrada destas moléculas na celula.
II - Uma membranalipídica rica em ácido oleico (18:1) seria mais fluida que uma rica em ácido esteárico (18:0).

BIOENERGÉTICA

(1) A síntese da forma ativada do acetato (acetil-CoA)é reali-zada a 370C por um processodependente de ATP:

Acetato + ATP + CoA ------> Acetil-CoA + AMP + PPi

Os valôres de ∆Go' de hidrólise do acetil-CoA em acetato + CoA, e do ATP em AMP + PPi são,respectivamente, -7,5 e -7,3...
tracking img