Marketing pessoal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING PESSOAL
I. Conceito:

O Marketing Pessoal pode ser definido como um conjunto de ações estratégicas, atitudes e comportamentos que conduzem a trajetória pessoal e profissional para um feliz sucesso por meio de qualidades e habilidades inatas ou adquiridas do indivíduo que, aperfeiçoadas, promoverão comportamentos favoráveis à realização dos seus próprios objetivos.
Atualmente, oMarketing Pessoal é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a seu favor no ambiente profissional. Mas, tão importante quanto, é a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto-motivar e de motivar as pessoas a sua volta. Esta ferramenta tornou-se essencial no processo de se conduzir com sucesso uma marca pessoalno mundo atual.
Uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, desde que pratique e aperfeiçoe constantemente o seu Marketing Pessoal, pode chegar no mais alto nível em seu trabalho.
O marketing pessoal valoriza o ser humano em todos os seus atributos e características. Inclusive em sua complexa estrutura física, intelectual e espiritual. Visa possibilitara utilização plena das capacidades e potencialidades humanas na área profissional e na da vida pessoal.
O marketing pessoal é o diferencial de uma pessoa, no qual desencadeou devido as pressões de um mercado saturado e com muitas semelhanças entre si.
Este paralelo a ascensão da internet e de outros meios de ação, facilitou a divulgação de sua marca pessoal.
O mercado de trabalho está cada vezmais competitivo e exigente, para tanto o marketing pessoal tomou uma proporção exacerbada. E junto a ele, as empresas também estão a procura por pessoas com português fluente e não mais apenas língua estrangeira, pois é através do domínio da língua que se percebe a estrutura de pensamentos, escritas e a fala correta.
Foi-se o tempo em que marketing pessoal era um instrumento político, falso,visando apenas uma conquista específica. Hoje, para avançar em meio à verdadeira selva social em que se transformou o capitalismo, ele vem se tornando uma ferramenta cada vez mais necessária para todos, do mais simples ao mais sofisticado. (COELHO, Tom. SD).

II. Importância do Marketing Pessoal:

O enxugamento de vagas no mercado de trabalho, decorrente das novas arquiteturas organizacionais,das sucessivas políticas governamentais e da desaceleração do crescimento econômico, instaurou uma competição extremamente acirrada por emprego. A lei da oferta e da procura, neste caso desigual, impõe um rigoroso processo seletivo. E, fatores como a globalização e uma clara preferência das empresas por funcionários com competências mais amplas e conhecimentos multidisciplinares determinam queapenas profissionais mais ‘adequados’ ao mercado consigam uma colocação.
Como nem sempre é possível garantir a tão disputada vaga, às vezes, é preciso apelar para conhecimentos, já consagrados, para dar uma ‘mãozinha’.
Como qualquer outro produto, o profissional deve satisfazer às necessidades do seu mercado consumidor, executando serviços com a utilização de seus conhecimentos, pelos quais receberáum salário (o preço). E, por seus conhecimentos, o profissional passa a ter ‘valor’ para a empresa, criando reciprocidade e merecendo o preço que este mercado paga.
Da mesma forma que uma organização estabelece objetivos e traça metas adequadas para alcançá-los, as pessoas devem fazer o mesmo, partindo de informações do mercado-alvo e de si mesmas. O emprego do marketing ajuda a estabelecerobjetivos, baseados em análises do macroambiente, concorrência, preço, que é valor médio do salário da sua categoria profissional e, também, a detectar oportunidades e ameaças. Tais informações podem ser obtidas nos noticiários e por meio dos websites das organizações em que se deseja disputar uma vaga. Por exemplo, quais empresas podem ‘consumir’ os serviços de um engenheiro, que fale alemão ou de...
tracking img