Gaudi- casa vicens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (485 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Casa Vicens

Construída entre 1883 e 1888, foi concebida com o propósito de Casa de Verão para Manuel Vicens, dono de uma fábrica de tijolos e fabricante de azulejos.
Fica localizada na Calle lesCarolines, nº 24, na cidade de Barcelona, na Espanha.
Na época, Gaudí apenas tinha executado trabalhos no domínio das obras públicas, não tendo, por isso qualquer experiencia em casas de habitação.Além disso, não se tratava duma tarefa fácil, pois o terreno não era grande e a casa ia integrar-se num ambiente de construções relativamente convencionais.
Nesta construção, assiste-se a uma uniãoentre a tradição burguesa espanhola (usando pedra extremamente barata) e a tradição árabe secular. Gaudí criou algo original ao construir esta casa: começou em estilo espanhol, tornando-se cada vez maisárabe ou talvez até persa, à medida que ia crescendo em altura, sendo difícil definir com exactidão o seu estilo.
Em termos de estrutura arquitectónica, não se pode dizer que esta obra de Gaudí sejaalgo de espantoso. Pode ser classificada como simples, quando comparada com as estruturas espaciais complexas dos trabalhos efectuados mais tarde por Gaudí.
Os dois pisos dividem-se em duas partessensivelmente iguais. A planta é quase rectangular; apenas na entrada, onde Gaudí projectou um pequeno átrio, a sala de jantar avança um pouco para lá da fachada. Mas mesmo assim, a Casa Vicens jádeixa prever que Gaudí era um arquitecto que aliava a imaginação a um estilo próprio.
Na estrutura do edifício ainda dominam as linhas retas. Os ladrilhos decorativos e torreões fantásticos mostram acriatividade de Gaudí. O edifício tem diferentes volumes separados por ângulos num conceito oposto ao da Casa Milà em que predominam as linhas onduladas.
A sala de jantar, a mais luxuosa, é a maismarcada pela Arte Nova. Os espaços entre as vigas de madeira do tecto são preenchidos por preciosos trabalhos em estuque que representam ramos de cerejeira, enquanto as paredes - em tons de castanho...
tracking img