Projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3908 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA





DISCIPLINA – METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO





Anteprojeto do Projeto Final de Curso Pós-Graduação de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática



A aprendizagem em geometria através do uso das tecnologias



Willians Gomes Silva


Data : 05/12/2011






Anteprojeto do Projeto Final de Curso Pós-Graduação deNovas Tecnologias no Ensino da Matemática

NOVAS TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
DISCIPLINA – METODOLOGIA DO TRAB. CIENTÍFICO
Coordenadoras: Vera Werneck e Cláudia Concordido

Anteprojeto do Projeto Final de Curso Pós-Graduação de Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

A aprendizagem em geometria através do uso das tecnologias

Tutor: Douglas Martins Dantas

Grupo: 6.5

1.Objetivos

Objetivo Geral

Comparar a aprendizagem adquirida pelo aluno utilizando o método tradicional de ensino, com a aprendizagem adquirida quando se utiliza tecnologias para potencializar as aulas.

Objetivos específicos

A partir deste trabalho queremos expor os problemas causados pelo início da matemática moderna, problemas os quais, causaram seu fracasso após algum tempo,deixando marcas no ensino da matemática. Através da exposição desses problemas, pretendemos entender e identificar o grau de dificuldade dos alunos na visualização de entes geométricos, para assim, discutirmos as expectativas no ensino de geometria na educação básica, fazendo relação com sua aplicabilidade na sociedade. Através de pesquisa de campo analisaremos o método de ensino utilizado peloprofessor fazendo uma relação com a aprendizagem dos alunos. Ao final apresentaremos resultados sobre o aprendizado dos alunos que utilizam as novas tecnologias.

2. GRUPO

Perfil

Willians Gomes Silva

Licenciado e Bacharelado em matemática pala Universidade de Santo Amaro em 2000, professor de Matemática e Física há 11 anos na rede estadual de São Paulo, acreditando e buscandosempre em uma melhor forma de alcançar o aprendizado do aluno. O gosto pela geometria e a vontade de aprender mais sobre o assunto, me fez escolher essa área para elaboração de meu TFC.

Intenção de trabalho no TFC

Pretendendo fazer um estudo sobre os motivos pelos quais os professores não utilizam a tecnologia no ensino da geometria.

3. Justificativas e Benefícios


JustificativasSegundo Laborde (1998), há um consenso entre educadores matemáticos que o uso do computador no ensino de geometria pode contribuir para a visualização geométrica (aspecto intuitivo).
Analisando avaliações escolares internas e externas, percebemos que a cada ano cresce a defasagem no aprendizado dos alunos em Matemática, principalmente na matéria de geometria. Com a intenção deminimizar essa defasagem, faremos um estudo o qual nos fornecerá dados que ajudará a todos entender o porque dessa defasagem e o que fazer para potencializar a aula de geometria de modo que o aluno tenha um conhecimento sólido.


Benefícios

Os benefícios que pretendemos alcançar visam uma ampliação na construção do conhecimento científico por parte de nossos estudantes, incorporando nas aulastradicionais os meios tecnológicos, que geralmente já fazem parte de suas rotinas.
Com uma maior compreensão dos conteúdos ensinados, haverá um desenvolvimento maior, ampliando seus interesses e auxiliando em futuras melhorias para a sociedade. Com a introdução dos meios tecnológicos em aulas de Geometria, pretendemos demonstrar aos estudantes que os conteúdos relacionados a essadisciplina não são tão complicados quanto parecem, e os softwares livres serão de grande auxílio nesse novo caminho, facilitando a demonstração de figuras em geral assim como suas diversas características.

4. Metodologia de Trabalho

Podemos perceber que é crescente a cada dia a utilização de tecnologias por nossos alunos, seja assistindo um filme na TV, escutando música em seu rádio,...
tracking img