Gases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (569 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Os conceitos fundamentais
a) Pressão
A pressão é definida como sendo a força aplicada a uma unidade de área. Logo, podemos expressar a pressão da seguinte forma: P = F A Quando nos referimosaos gases, entende-se por pressão como sendo a força média que as partículas gasosas exercem no recipiente em que esse gás se encontra e dividindo essa força pela área da superfície. A letra utilizadapara representar a pressão será o P. Gases Gabriel Barbosa (Pequi) – T15 Projeto Rumo ao ITA Página 2
b) Volume
O volume de um gás é o espaço ocupado por suas moléculas. A letra utilizada pararepresentar o volume será o V. Na prática, as partícula gasosas ocupam todo o espaço do recipiente em que ele se encontrar.
c) Temperatura
A temperatura é a medida de agitação térmica de partículas. Logo,em um gás, ela é indica a agitação térmica média das partículas. A letra utilizada para representar a temperatura será o T.
Equação de Clapeyron


Essa é a Equação de Clapeyron, também chamadade Equação de estado dos gases.
n (quantidade de matéria) é dada pela fórmula:
n = m/M
Sendo que:
m = massa do gás em gramas, e;
M = massa molar do gás em g/mol.
Podemos, então, escrever a Equação deClapeyron também dessa forma:
PV = mRT
    M

Veja que o valor de R é fundamental nessa equação e é possível determiná-lo para 1 mol de qualquer gás. Para tal vamos considerar as condições normais detemperatura e pressão (CNTP), em que a pressão-padrão de 1 mol de qualquer gás é igual a 101 325 Pa ou 1 atm, e a temperatura-padrão é igual a 273,15 K. No texto Volume molar dos gases, mostrou-se que,nessas condições, o volume ocupado por 1 mol de qualquer gás é igual a 22,4 L. Assim, temos:
PV = 1 atm . 22,4 L     =  R
nT     1 mol . 273,15 K
R = 0,082 atm . L/mol . K

Mas há aqui uma observaçãoimportante: você usará esse valor na equação se os dados estiverem com as mesmas unidades da constante R, ou seja, se a pressão estiver em atm, se o volume estiver em L e se a temperatura estiver em K....
tracking img