garrafa terminca

373 palavras 2 páginas
Garrafa Térmica
A garrafa térmica é um recipiente isolado de armazenamento, que serve para manter o conteúdo com sua temperatura original, seja ela mais fria ou mais quente, independente da influência do ambiente. Foi inventada pelo físico e quimo escocês Sir James Dewar, em 1892, sendo constituída de dois recipientes, um colocado dentro do outro, que se juntam no gargalo. O ar que sobra no vão entre os dois recipientes é retirado, parcialmente ou totalmente, criando o vácuo, que é responsável por evitar a troca de calor entre o ambiente externo com o conteúdo que fica protegido no interior da garrafa térmica. Existem as garrafas térmicas simples, usados nas residências, e que não impedem totalmente a troca de calor do conteúdo com o ambiente, pois o vão entre os dois recipientes não é totalmente livre de ar. Existem também as garrafas térmicas industriais, que são mais confiáveis, sendo usadas para diversos objetivos.

A primeira garrafa térmica comercial foi criada em 1904, com a fundação da companhia alemã Thermos GmbH.

A principal característica da garrafa térmica é a formação do vácuo no vão formado entre os dois recipientes que compõem a garrafa. A troca termal entre o conteúdo da garrafa e o ambiente pode ser minimizada ainda mais com o uso de paredes espelhadas tanto no lado de fora quanto no de dentro do recipiente interno, que auxiliam a retardar a irradiação de calor.
Logo que chegou ao mercado, a garrafa térmica se tornou um mascote em muitas cozinhas do mundo, devido à sua tamanha utilidade, e também por ser um objeto relativamente simples.
Em laboratórios e na indústria, garrafas térmicas são usadas para proteger líquidos que podem se tornar instáveis ou serem gaseificados se colocados expostos à temperatura ambiente, como o oxigênio e o nitrogênio, nesses casos, o recipiente térmico é constituído de diversas dispositivos de segurança para evitar que o conteúdo da garrafa seja influenciado pelo calor ou pressão externos.
Desde dezembro de

Relacionados

  • Medicina legal
    36232 palavras | 145 páginas