Galvanoplastia

Páginas: 4 (856 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
A galvanoplastia é um tratamento de superfície que consiste em depositar um metal sobre outro, através da redução química ou eletrolítica para proteção, melhor condutividade e melhor capacitação parase soldar sobre a superfície tratada. Outras aplicações são: para melhorar a aparência, aglutinar partículas não condutoras à camada eletrodepositada, resistência ao atrito, melhorar a durezasuperficial, entre outras.

A eletrodeposição ou galvanoplastia
De acordo com o Dicionário Rosseti de Química, podemos definir galvanoplastia como a tecnologia responsável pela transferência de íonsmetálicos de uma dada superfície sólida ou meio líquido denominado eletrólito, para outra superfície, seja ela metálica ou não. Este processo usa a corrente elétrica, sendo chamado de “eletrólise”.

Agalvanoplastia foi desenvolvida por Galvani, físico e químico que fazia estudos sobre a eletricidade.

A eletrodeposição está relacionada ao revestimento de superfícies, é esse o processo utilizadona prateação, na niquelação, na cromação, etc.

O objeto a ser revestido, durante a eletrodeposição, deve estar ligado ao pólo negativo do gerador, constituindo o cátodo. Podemos, por exemplo,aplicar um banho de ouro ou prata (douração e prateação) num anel feito de alumínio. O anel será o cátodo, que estará ligado ao pólo negativo do gerador; ligada ao pólo positivo deverá haver uma lâminade ouro.

Esses eletrodos devem estar mergulhados numa solução aquosa de um sal de ouro, por exemplo, o nitrato de ouro III (Au(NO3)3]

{ Au3+ + 3e-  Au } pólo negativo (semi-reação no cátodo –redução ) { Au  Au3+ + 3e- } pólo positivo ( semi-reação no ânodo – oxidação )

Também poderíamos usar um eletrodo inerte (platina) no ânodo, o anel de alumínio no cátodo e uma solução aquosa deAu(NO3)3, nesse caso a deposição de ouro sobre o anel não se origina no ânodo, o ouro esta presente na solução, e então, é conveniente que ela esteja concentrada:

{ H2O  2 H+ + ½ O2 + 2e- }...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • galvanoplastia
  • GALVANOPLASTIA
  • Galvanoplastia
  • Galvanoplastia
  • Galvanoplastia
  • GALVANOPLASTIA
  • Galvanoplastia
  • Galvanoplastia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!