Galileu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (301 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Quem foi ?
Grande Físico, Matemático e Astrónomo, Galileu Galilei nasceu na Itália no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez adescoberta da lei dos corpos. Foi um dos principais representantes do Renascimento Científico dos séculos XVI e XVII.
Descobertas, ideias e estudos 
Galileu foi o primeiro a contestar asafirmações de Aristóteles , que , A partir da informação da construção do primeiro telescópio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronómica e, com ela, pôde observar acomposição estelar da Via Láctea, os satélites de Júpiter, as manchas do Sol e as fases de Vénus. Esses achados astronómicos foram relatados ao mundo através do livro Sidereus Nuntius ( Mensageirodas Estrelas) , em 1610. Foi através da observação das fases de Vénus, que Galileu passou a enxergar embasamento na visão de Copérnico (Heliocêntrico – O Sol como centro do Universo) e nãona de Aristóteles, onde a Terra era vista como o centro do Universo.  


Telescópio
Em 1609, em uma de suas frequentes viagens a Veneza com seu amigo Paulo Sarpiouviu rumores sobre a "trompa holandesa"[2], um telescópio que foi oferecido por alto preço ao doge de Veneza. Ao saber que o instrumento era composto de duas lentes em um tubo, Galileulogo construiu um capaz de aumentar três vezes o tamanho aparente de um objeto, depois outro de dez vezes e, por fim, um capaz de aumentar 30 vezes[4]
Galileu não inventou o telescópio, cujopedido de patente foi feito em 1608, por Hans Lippershey, fabricante de óculos de Middleburg, nos Países Baixos, embora o termo "telescópio" tenha sido inventado na Itália em 1611.[4]Porém Galileu foi o primeiro a fazer uso científico do telescópio, ao fazer observações astronómicas com ele.

Luísa da C. Duarte do outeiro 7ºA Nº17
tracking img